Turismo
Maior curso do Programa Escola do Turismo está com inscrições abertas
Serão 500 horas de aulas gratuitas para formar 25 cozinheiros na capital alagoana
Para resolver um dos principais gargalos que o trade turístico enfrenta para expandir os negócios, a Secretaria de Estado do Turismo criou o Programa Escola do Turismo, que este mês oferta o maior curso gratuito disponibilizado pelo Governo de Alagoas. Com 500 horas de aulas, 25 pessoas sairão do curso de cozinheiro aptos para atuarem no mercado de trabalho com alta gastronomia.
Ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), as aulas serão realizadas de segunda a sexta, sempre das 8h às 12h, até abril de 2024, totalmente gratuitas na sede do Senac em Maceió. Este curso é um dos 35 que foram ofertados pela Setur em 17 municípios de Alagoas a partir de novembro, disponibilizando mil vagas.
De acordo com a superintendente de Infraestrutura Logística para o Turismo da Setur, Sandra Villanova, as capacitações são uma excelente oportunidade para quem busca um emprego no setor turístico. “Vários alunos já foram absorvidos pelo mercado de trabalho e diversos empreendimentos têm nos buscado para contratar os concluintes dos nossos cursos. A alta temporada está se aproximando e isso naturalmente demandará a contratação de profissionais extras para atender a demanda. Se tiver um curso na área é uma chance muito boa de conquistar o emprego, que pode acabar se tornando um trabalhador efetivo caso apresente um bom desempenho”, explicou a superintendente.
No site setur.al.gov.br estão disponíveis todas as informações sobre os cursos disponibilizados pelo Governo. Porém, para os cursos ministrados pelo Senac, é necessário se matricular presencialmente na sede de Maceió ou Arapiraca. Já as inscrições dos cursos ministrados pelo Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Alagoas (Sindhal) podem ser realizadas por meio de um sistema online disponível no site da Setur.
Expansão do programa
No último sábado (7), o governador Paulo Dantas e a secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, assinaram o convênio com o Sebrae Alagoas para ampliar o número de cidades atendidas pela iniciativa. Com este incremento, subirá para 40 o número de cidades-polo do programa que mensalmente divulga um cronograma de cursos gratuitos.
Até julho de 2024, o Programa Escola do Turismo garantirá 11 mil vagas em cursos gratuitos e com certificação para atender a uma demanda do setor turístico. De acordo com as empresas, há atualmente em Alagoas uma ausência de 50 mil profissionais que poderiam ser imediatamente contratados se tivessem capacitação técnica adequada.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Consciência Negra
Jorge Aragão anima noite de sexta no Vamos Subir a Serra na Orla de Maceió
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5Serviço
Veja relação do que abre e fecha no Feriado da Proclamação da República em Alagoas