Turismo
Rota da Macaxeira dará roteiro turístico e dos bons na Costa dos Corais
“Amacaxeira é popular / É macaxeira pr’ali, macaxeira pra cá / E em tudo que é farinhada a macaxeira tá”.
A canção de Djavan exprime a exata importância do tubérculo na alimentação e na cultura do povo nordestino, principalmente do alagoano. Além de farinha da boa (alimento e música) a macaxeira, em breve, dará roteiro turístico e dos bons!
Após a realização dos trabalhos de planejamento, visitas técnicas aos equipamentos e do estudo de viabilidade, a Instância de Governança da Costa dos Corais (IGRCC) e o Sebrae Alagoas validaram, no dia 16 de junho, a criação da Rota da Macaxeira.
O roteiro vai envolver comunidades tradicionais de quatro municípios do Litoral Norte de Alagoas: São Miguel dos Milagres, Barra de Santo Antônio, Passo de Camaragibe e Porto de Pedras.
A atividade se desenvolverá lastreada nos princípios do turismo de base comunitária, fortalecendo a economia local, e promete diversificar a oferta de produtos turísticos numa região que se consagrou pelo “binômio” sol e mar.
Visita técnica da IGRCC e do Sebrae à casa de farinha na zona rural de São Miguel dos Milagres“O foco da Rota, como o próprio nome sugere, são alimentos à base de macaxeira, mas não para por aí. Teremos muito mais”, garante a presidente da IGRCC, Ana Paula Moura.
E ela cita os itens que compõem o novo roteiro turístico.
“Vivenciar a experiência de fazer sua própria tapioca num forno à lenha, em ambiente rústico de uma casa de farinha; conhecer uma atração cultural de uma banda de pífano; parada para apreciação de vista panorâmica (mar e falésias); saborear deliciosa refeição em restaurante ‘pé na areia’; conhecer a história de um povoado quilombola e das santas padroeiras; construir a partir de oficina de máscaras do ‘bobo gaiato’ a própria máscara; além da apreciação do artesanato local”.
A ideia de criação da Rota da Macaxeira nasceu inspirada a partir do Projeto Samburá.
“A intenção era contar a história das casas de farinha da região, porém, com o desenrolar dos dias outras ideias foram sendo agregadas e se transformou na tão sonhada Rota da Macaxeira”, conta Mariana Bernardo, analista técnica em Turismo da Secretaria Municipal de Turismo de São Miguel dos Milagres (Seturde) e Conselheira Fiscal da IGRCC.
Famtour
A partir da realização do Famtour com operadoras e agentes de viagens, marcado para o dia 26 de julho, a Rota da Macaxeira estará prontinha, disponível para a comercialização.
“Alguns equipamentos visitados receberão um valor que será pago pelo turista visitante, via agente de viagem. Outros equipamentos não terão taxa de visitação, apenas o valor pago pelo consumo ou compra de produtos nesses locais”, explica Ana Paula Moura.
Beiju, uma das delícias feitas a partir da massa da macaxeiraA Instância da Costa dos Corais já trabalha na construção de outros roteiros turísticos, a exemplo da Rota das Marisqueiras, tradicional atividade pesqueira do Litoral Norte de Alagoas, executada por mulheres, que deve ser formalizada no segundo semestre.
“Ainda teremos outras rotas culturais e históricas mostrando toda a riqueza da Região da Costa dos Corais”, destaca a secretária executiva e assessora de Projetos da Instância de Governança da Região da Costa dos Corais, Simone de Paula.
Parcerias
Parceiro importante da IGRCC, o Sebrae Alagoas atua na implantação e consolidação das novas rotas.
“Além de apoiar a Instância nas ações de governança, a instituição disponibiliza consultoria para acompanhar a formatação da Rota, entender as necessidades de cada equipamento para, então, ofertar as soluções adequadas para o desenvolvimento e sustentabilidade individual e do destino turístico”, explica a consultora do Sebrae Alagoas para a IGRCC, Rozeilda Lopes.
Outra parceria fundamental acontece com o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), que formalizou o Termo de Fomento disponibilizando R$ 100 mil à Instância da Costa dos Corais
“O Termo de Fomento tem um papel importantíssimo nesse momento para a IGRCC. Através dele conseguiremos fomentar uma base consistente para a comunicação regional, voltada à operacionalização do Programa de Regionalização do Turismo na Costa dos Corais, articulando, mobilizando e coordenando todo o processo”, destacou Ana Paula Moura.
A macaxeira constitui um dos principais alimentos da região Nordeste“Contribui também para a criação de uma identidade visual, cultural e comercial do produto turístico de cada município, além da promoção de conteúdo para divulgação de novos produtos turísticos da região. Nós conseguiremos, através dele, a efetivação da Rota da Macaxeira e a criação de outras rotas turísticas, além de investir numa consultoria para regularização dos COMTURs e FUMTURs”, acrescenta.
A presidente da IGRCC reforça, por fim, que a interiorização do turismo é fundamental para o desenvolvimento de uma região.
“Destinos turísticos inteligentes contam histórias da sua gente, valorizam sua cultura, envolvem a comunidade para bem receber os visitantes; preservam a natureza e estão sempre dispostos a inovar para crescer e ser sustentável. A criação de rotas é um caminho viável onde todos ganham: visitantes, pela experiência vivida; e comunidade, pela geração de emprego, renda e pertencimento da sua cultura e modo de vida”, arremata.
Mais lidas
-
1Residencial
Prefeitura de Maceió cederá imóveis à Braskem
-
2Maceió
Vítimas da Braskem temem a volta do VLT
-
3Sucesso da Netflix
Mistérios que a 3ª temporada de 'Round 6' precisa resolver
-
4Netflix Brasil
Praia de Pituba, em Coruripe, recebeu gravações de reality show
-
5Música
Show do Coldplay no Brasil em 2025 já tem data confirmada e será no Mangueirão, em Belém