Turismo

Troca de experiências entre cidades fomenta políticas públicas para o turismo

Estratégia de benchmarking é mais uma das ações que visam promover uma maior infraestrutura turística por todo o estado

Por Thyeres Medeiros / Ascom Setur 31/05/2023 00h59
Troca de experiências entre cidades fomenta políticas públicas para o turismo
Durante a visita, a comitiva de município ribeirinho do Rio São Francisco teve a oportunidade de conhecer diversas ações bem-sucedidas em Porto de Pedras - Foto: Divulgação

Para apresentar boas iniciativas e políticas públicas de gestão municipal voltadas ao turismo, a Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur) organizou uma visita técnica em Porto de Pedras, na segunda-feira (29), com a equipe da cidade de Olho d'Água do Casado. As cidades foram escolhidas para essa iniciativa devido à sua semelhança em porte habitacional e de infraestrutura.

Durante a visita, a comitiva do município ribeirinho do Rio São Francisco teve a oportunidade de conhecer diversas ações bem-sucedidas em Porto de Pedras, como também visitou pousadas da região, a Associação do Peixe-Boi e outros equipamentos turísticos relevantes da região. Essa iniciativa faz parte de uma série de ações da Setur, que visa consolidar e estruturar todas as regiões turísticas de Alagoas.

Para a Superintendente de Infraestrutura e Logística para o Turismo, Sandra Villanova, a troca de experiências entre os municípios deve fortalecer o turismo em todo o estado, já que muitas vezes buscam exemplos fora do país. “Essa visita proporcionou um ganho de conhecimento valioso sobre as boas práticas implementadas em Porto de Pedras que podem ser adaptadas e aplicadas também em Olho d'Água do Casado. Falamos não só sobre as práticas exitosas, mas também avaliamos as iniciativas que não deram o resultado esperado para que estratégias mais assertivas sejam realizadas", afirmou a superintendente.

A estratégia chamada de “benchmarking”, que analisa as melhores práticas usadas por empresas de um mesmo setor para serem replicadas, foi a primeira realizada pela Setur para compartilhar os conhecimentos entre os próprios municípios alagoanos. A expectativa é de que novas buscas de referências possam ser aplicadas entre outras cidades semelhantes entre si para possam impulsionar os setores turísticos locais.