Turismo

Eco Clube Catolé tem nascentes e piscina natural

Por Claudio Bulgarelli - Sucursal Litoral Norte com Tribuna Independente 13/05/2023 10h05 - Atualizado em 14/05/2023 09h15
Eco Clube Catolé tem nascentes e piscina natural
No local fica a maior área verde de Maceió, tem restaurante e pousada - Foto: Edilson Omena

Certamente é o maior parque ecológico particular de Alagoas, além de clube aquático e pousada. Assim se apresenta o Eco Clube Catolé, localizado no final do bairro Santos Dumont, bem na divisa entre Maceió e Satuba, ao lado do Batalhão de Polícia Ambiental. A convite do empresário Manoel Cassiano, a equipe da TV Tribuna, Tribuna Hoje e Tribuna Independente, foi conhecer de perto as instalações do Eco Clube, que está inserido dentro de uma área de mais de 330 hectares, e que possui, nada menos, do que seis nascentes e talvez a maior área de cobertura vegetal de Maceió, com milhares de árvores nativas da Mata Atlântica, algumas centenárias e tantas outras frutíferas, o que atrai muitos animais da fauna selvagem, sobretudo, pássaros.

Dentro desta enorme área de mais de 3 milhões de metros quadrados, que forma um verdadeiro paraíso ecológico urbano, com apenas 2 por cento ocupado com intervenção humana, frequentado por milhares de pessoas todos os anos, existem cinco piscinas, uma de água natural, um restaurante, uma churrascaria completa, vários quiosques, lojinhas de sorvete e artigos diversos e agora uma barraca para a famosa Tia Sil, que encontrou neste novo espaço um local para seus caldinhos afrodisíacos, já famosos em Alagoas e mesmo por turistas internacionais e a tilápia frita.

O Eco Clube tem ainda música ao vivo nos fins de semana e feriados, além de programações especiais para Dia das Mães, Dia das Crianças, Carnaval, Natal e Fim de ano. E abre todos os dias das 9 às 16 horas. Para agregar mais valor ao parque ecológico, além do day use, existe também a possibilidade de hospedagem, já que o Eco Clube tem uma pousada com 10 quartos, que oferece o all inclusive, com café da manhã e refeições e a possibilidade de desfrutar da maior área verde de Maceió.

Eco Clube Catolé


A tia Sil, de Atalaia, tem uma longa história com a culinária. Mas ficou conhecida somente há alguns anos quando abriu seu restaurante, no Santuário Ecológico da Fazenda Santa Tereza e se tornou a maior divulgadora do espaço, que recebia centenas de pessoas todos os dias. Sua fama começou a se espalhar entre os moradores locais, pessoas de todo o Estado e turistas com seus caldinhos afrodisíacos, sobretudo, o de massunim, cuja receita original ela guarda a sete chaves. Durante 3 anos Tia Sil divulgou o santuário, que era a principal atração turística de Atalaia.

Infelizmente em janeiro de 2023, em plena alta temporada, depois de mais uma desavença entre os herdeiros do industrial João Lyra, por ordem judicial, obtida pela responsável do espólio do grupo, Lourdinha Lyra, o santuário fechou e o caldinho da Tia Sil, bem como todos os outros permissionários, tiveram que abandonar às pressas o local, deixando, inclusive, toda a logística. Terminava assim, tristemente, uma linda história de uma grande atração para o turismo, deixando mais de 50 pessoas sem emprego e totalmente abandonada no momento.

Logo em seguida Tia Sil encontrou outro local, na Fazenda Boa Sorte, sempre em Atalaia. E começou tudo novamente, divulgando o local e levando sua clientela. A experiência, no entanto, não foi positiva envolvendo os proprietários da fazenda, que pediram para a microempresária abandonar o local onde estava novamente criando suas raízes.

Agora a Tia Sil está em um novo espaço, no Eco Clube Catolé, local com cinco piscinas, densa área verde e até uma pousada. Reabriu ao público com seus famosos caldinhos e sua culinária diferenciada.