Turismo
65 anos de história: prefeitura de Belo Monte fortalece oferta de turismo local
*Em meio às comemorações haverá a realização do inventário da oferta turística, capacitação para o turismo, famtour com especialistas e o lançamento do livro “Belo Monte: contextos e características”*
Dando início às comemorações aos 65 anos de Emancipação Política da cidade de Belo Monte, a Prefeitura Municipal conta com uma programação repleta que envolve as secretarias municipais de turismo, saúde, educação, cultura, agricultura e assistência social.
Compondo as ações que visam melhor atender os turistas que visitam o município, a Secretaria Municipal de Turismo em parceria ao Instituto Gestar realizará o inventário da oferta turística, uma capacitação para a estruturação do turismo de base comunitária, um famtour com especialistas e o lançamento do livro Belo Monte: contextos e características.
O Inventário Turístico tem como objetivo identificar e mapear os atrativos, serviços e equipamentos turísticos do município, bem como toda a rede de infraestrutura e apoio ao Turismo na cidade de Belo Monte para oferecer mais opções e maior qualidade para o turismo local.
O Turismo de Base Comunitária foi a escolha realizada para o desenvolvimento do turismo local, baseado nos recursos culturais e tradicionais das comunidades. Em outras palavras, é uma estrutura de turismo com potencial para promover a conservação ambiental, a valorização da identidade cultural e a geração de benefícios para as localidades que desenvolvem essa prática.
O famtour contará com a presença dos professores Eduardo Mielke e Denise Mielke, que possuem uma experiência extensa na estruturação do turismo em destinos, e o especialista em turismo internacional Nuno Mendonça que virá diretamente de Portugal para participar da ação e reconhecer a potencialidades dos atrativos presentes no território como a Igreja Nossa Senhora dos Prazeres, patrimônio cultural do estado de Alagoas.
Parceria com Universidade Federal de Alagoas – Ufal, campus Penedo
O Instituto Gestar, através do Núcleo Turismo, Desenvolvimento e Inovação (TDI) em sua missão de contribuir com a aproximação entre o poder público, as instituições de ensino e a sociedade realizou uma parceria com o Curso de Turismo da Universidade Federal de Alagoas – UFAL, campus Penedo, com o intuito de promover uma ação extensionista que possibilite o intercâmbio de professores e estudantes da graduação com a população do destino turístico Belo Monte e contribuir assim com seus processos educacionais e com a atuação direta no levantamento da oferta turística através do inventário.
Um dos diferenciais é o envolvimento da comunidade local nos processos de pesquisa de campo para o inventário turístico. O Núcleo TDI lançou um edital para a seleção de jovens interessados no patrimônio cultural e turístico do município participarem das coletas do inventário objetivando o despertar da vocação para o trabalho no turismo e contribuir para um futuro melhor combatendo as desigualdades sociais e dificuldades econômicas.
As vivências no território, os dados coletados e as informações mapeadas através do inventário turístico realizado em Belo Monte será de extrema importância para a definição do planejamento, plano de ação municipal e para a elaboração de roteiros turísticos inovadores.
Capacitando para o Turismo de Base Comunitária
A estruturação do Turismo de Base Comunitária em Belo Monte foi a escolha metodológica construída pelo Núcleo TDI para atingir um engajamento de toda a sociedade no desenvolvimento do turismo de forma responsável e sustentável.
Os professores Eduardo Mielke e Denise Mielke irão conduzir os workshops na sede e no povoado de Olho D'água Novo para envolver pequenos empreendedores, lideranças comunitárias e atores que irão fazer a diferença na oferta turística municipal.
Famtour com especialistas e lançamento do livro
Durante as comemorações dos 65 anos de história de Belo Monte o Núcleo TDI juntamente com a Prefeitura lança o livro Belo Monte: contextos e características.
A obra é fruto do levantamento social e demográfico realizado no município de Belo Monte/AL, considerando as nuances de seu território para a ocupação populacional e as dinâmicas territoriais presentes na atual extensão geográfica.
De forma geral o livro é uma oportunidade de conhecer melhor os contextos e as características de Belo Monte além de compreender a necessidade urgente do tombamento federal da Igreja Nossa Senhora dos Prazeres.
O evento contará com a presença de autoridades locais, regionais e internacionais.
Serviço
Belo Monte: 65 anos de história (Lançamento do livro e atividades culturais)
Realização: Núcleo TDI
Data: 18 de abril (terça-feira) às 17h
Local: Orla Fluvial, Centro - Belo Monte/AL
Arquivos
Mais lidas
-
1Residencial
Prefeitura de Maceió cederá imóveis à Braskem
-
2Maceió
Vítimas da Braskem temem a volta do VLT
-
3Sucesso da Netflix
Mistérios que a 3ª temporada de 'Round 6' precisa resolver
-
4Música
Show do Coldplay no Brasil em 2025 já tem data confirmada e será no Mangueirão, em Belém
-
5Sucesso da Netflix
Mistério! O que realmente aconteceu com Charmaine em Virgin River?