Turismo

Prefeitura firma termo de fomento para potencializar atrativos turísticos no Pontal da Barra

Ação tem como meta consolidar o bairro como um dos principais roteiros culturais e criativos da capital

Por Cláudia Leite / Ascom Semtel 31/03/2023 00h24
Prefeitura firma termo de fomento para potencializar atrativos turísticos no Pontal da Barra
Termo de fomento foi realizado em parceria com as associações do bairro - Foto: Célio Júnior / Secom Maceió

Com a proposta de inovação social e construção de um turismo integrado com a população, a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), firmou, na quarta-feira (29), um termo de fomento inédito para consolidar o bairro Pontal da Barra como um dos principais roteiros culturais e criativos da capital.

A parceria entre a gestão municipal com a Associação das Artesãs, do Moradores, e o Instituto do Bordado de Filé, permite o planejamento e a execução de iniciativas determinantes ao longo de 2023 para a promoção e estruturação turística do bairro histórico.

“O Pontal da Barra é nosso patrimônio histórico, que carrega a beleza do filé e da Lagoa, de uma gastronomia espetacular e de pessoas que acolhem nossos visitantes. Essa parceria com as associações do Pontal é mais um marco para o turismo de Maceió, que com certeza vai elevar a competitividade do bairro, qualificando ainda mais os serviços oferecidos aos nossos turistas e maceioenses”, pontuou a secretária-adjunta de Turismo da Semtel, Josi Mendes.

Já a vice-presidente dos artesãos do Pontal da Barra, Carmen Valéria, ressaltou que a iniciativa vai impactar diretamente na revitalização do bairro.

“Vamos mobilizar toda a comunidade de artesãs para promover outras ações, como a criação de um folder de qualidade; para divulgar o Pontal e melhor atender nossos visitantes. Além de reestruturar todo o bairro, vamos continuar promovendo o Quinta no Pontal toda quinta-feira à noite, um dos eventos mais importantes hoje em dia no Pontal. Esse apoio da Prefeitura veio em boa hora, pois estamos engajados em promover cada vez mais o nosso bairro, atraindo os turistas e maceioenses”, destacou.

Para Petrucia Lopes, representante do Inbordal, a ação vai atrair não somente turistas, mas também os próprios maceioenses. “Agradecemos muito a Prefeitura de Maceió por esse termo de fomento. Vamos intensificar as quintas no pontal e atrair também os maceioenses, que é um público muito importante da comunidade”, pontuou.

As ações do projeto serão realizadas mensalmente e contará com consultoria para estruturação do Projeto Pontal da Barra Bairro das Rendeiras, como capacitações com rendeiras para vendas e atendimentos, criação de identidade visual, criação de um site com todos os atrativos da região, criação de espaço para promoção e atendimento ao turista; entre outras atividades.