Turismo

Destinos Turísticos Inteligentes: 4 municípios podem se inscrever em Alagoas

Por Claudio Bulgarelli – Sucursal Região Norte com Tribuna Independente 23/03/2023 08h15
Destinos Turísticos Inteligentes: 4 municípios podem se inscrever em Alagoas
Japaratinga é um dos municípios que poderão participar da seleção nacional para turismo inteligente - Foto: Ascom / Prefeitura de Japaratinga

Boa notícia para as cidades que querem promover ainda mais o turismo de forma inovadora e sustentável. Maragogi e Maceió, cidades classificadas na categoria A, e Japaratinga e Arapiraca, na categoria B, do Mapa do Turismo Brasileiro, são os únicos municípios alagoanos que poderão se inscrever na seleção para participação na Estratégia Nacional DTI (Destinos Turísticos Inteligentes) Brasil. Para isso, o Ministério do Turismo vai selecionar 10 cidades (sendo, pelo menos, uma de cada região do país) que preencham os requisitos estipulados.

O objetivo é oferecer aos selecionados consultoria para realizar diagnóstico e auxiliar na construção de um Plano de Transformação, bem como apoiar no planejamento de um sistema de gestão de Destinos Turísticos Inteligentes. Portanto, Maragogi, Maceió, Japaratinga e Arapiraca terão até o dia 21 de abril para fazerem suas inscrições.

Sustentável

Segundo o Ministério, um Destino Turístico Inteligente é aquele que gerencia seus processos e seu território de forma inovadora e sustentável, sendo comprometido com pilares que impactam positivamente a qualidade de vida dos moradores e a experiência dos turistas. Além disso, para fazer parte dos Destinos Inteligentes o município precisa se esforçar em resolver problemas de áreas como segurança, acessibilidade, infraestrutura, comunicação, marketing, entre outras, de forma inovadora e com o uso de tecnologias.

Caso as cidades de Alagoas venham a integrar os DTIs, vão passar por um diagnóstico que apontará uma estratégia para o desenvolvimento do turismo local, além da capacitação de gestores locais do setor. Assim definirão os seus cronogramas de implantação com base nos resultados da avaliação realizada e de acordo com as principais necessidades e possibilidades de cada um.
Para ser um DTI, nove pilares são fundamentais: Governança, Inovação, Tecnologia, Sustentabilidade; Acessibilidade; Promoção e Marketing; Segurança; Mobilidade e Transporte e Criatividade. As cidades alagoanas já desenvolvem projetos em pelo menos, alguns, desses pilares. E é importante ressaltar que os destinos selecionados receberão o certificado de “DTI em Transformação”, o que não significa que sejam destinos turísticos inteligentes, mas que estão no caminho para essa transformação. A partir daí, a cidade entra em um processo de melhoria contínua, ampliando sua capacidade de enfrentar novos desafios sociais, políticos, tecnológicos e econômicos.

A relação dos municípios habilitados e dos selecionados será divulgada no site do Ministério do Turismo a partir dos dias 10 e 31 de maio de 2023, respectivamente. Está é segunda edição, que já foi realizado como projeto-piloto e selecionou 10 destinos: Brasília/DF e Campo Grande/MT (Centro-Oeste): Recife/PE e Salvador/BA (Nordeste); Rio de Janeiro/RJ e Angra dos Reis/RJ (Sudeste); Florianópolis/SC e Curitiba/PR (Sul); Rio Branco/AC e Palmas/TO (Norte). Todos receberam certificados de “DTI em Transformação.