Turismo

Restam 10 dias para municípios alagoanos se recadastrarem no Mapa do Turismo Brasileiro

Setur mobiliza agentes públicos, trade turístico e representantes de entidades para procedimento que tem como data limite o próximo dia 28 de março

Por Thiago Tarelli / Ascom Setur 17/03/2023 18h36
Restam 10 dias para municípios alagoanos se recadastrarem no Mapa do Turismo Brasileiro
Atualmente, Alagoas conta com 48 municípios considerados turísticos pelo Mtur - Foto: Kaio Fragoso / Arquivo Setur

Agentes públicos, membros do trade turístico e representantes das entidades representativas do turismo têm dez dias para finalizar a atualização do cadastro dos municípios turísticos junto ao Ministério do Turismo (Mtur). O procedimento visa à atualização do Mapa do Turismo Brasileiro e pode ser realizado de forma online até o próximo dia 28 de março, pelo site https://sistema.mapa.turismo.gov.br/#/login.

Por meio da articulação da Superintendência de Infraestrutura Logística para o Turismo, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) presta todo o apoio aos 48 municípios alagoanos que atualmente fazem parte do Mapa do Turismo Brasileiro. À frente da pasta, a secretária Bárbara Braga explica que as cidades precisam realizar o procedimento, uma vez que esta é a principal ferramenta de promoção de políticas públicas para o setor.

“Estamos fazendo nosso papel, que é o de conscientizar, mobilizar e preparar os municípios quanto às exigências do governo federal para compor o Mapa do Turismo Brasileiro. Alguns já nos procuraram e estamos na fase de homologação dos cadastros, mas ainda aguardamos a mobilização do restante do grupo. É de suma importância que o maior número possível de cidades façam parte do Mapa, uma vez que ele é a principal ferramenta de divulgação de políticas públicas do segmento no país. É com base nele que são direcionados os investimentos em obras de infraestrutura para o setor, além de recursos federais visando melhorias eficazes para o turismo da região”, explica a secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga.

Segundo o Mtur, os gestores municipais devem estar atentos às notificações da plataforma e à data de realização do cadastro inicial, disponível nos certificados entregues no último ano. Toda a documentação deve ser atualizada para o exercício vigente, caso contrário, o município será excluído do sistema. Assim como em 2022, a plataforma, desenvolvida pelo Mtur está aberta durante todo o ano para o cadastro de novos destinos.