Turismo

Barra de Santo Antônio vai receber o maior projeto sustentável de turismo

Por Claudio Bulgarelli com Tribuna Independente 16/03/2023 11h15 - Atualizado em 16/03/2023 15h53
Barra de Santo Antônio vai receber o maior projeto sustentável de turismo
Projeto traz sustentabilidade no setor do turismo hoteleiro-imobiliário da Região Norte de Alagoas - Foto: Assessoria

Depois de receber o Vila Galé, grupo hoteleiro português, que injetou mais de 160 milhões de reais na construção do empreendimento, com mais de 400 apartamentos e geração de 200 empregos diretos na Ilha da Croa, e o beach club das Lontras, em construção, o município vai ganhar o maior projeto sustentável voltado para o turismo hoteleiro-imobiliário da Região Norte e um dos maiores do Nordeste.

Ao longo na AL-101 Norte, direção Maragogi, logo depois na entrada principal do município, do lado direito, alguns galpões passam quase que despercebidos por quem transita pela região. Uma placa identifica o local, Fazenda Caúna, que é o nome popular de uma árvore da família das Aquifoliáceas, tratando-se de uma árvore de porte médio. Mas ninguém imagina que a fazenda, de 147 hectares, da pista até a margem do rio Santo Antônio Grande, que além de ser já uma eco fazenda, entregando produtos agroecológicos em Maceió e região, vai abrigar um projeto que incluirá um hotel fazenda, uma chácara, um loteamento com centenas de lotes e no restante do terreno, uma fazenda urbana.

Para conhecer um pouco da Eco Fazenda Caúna, a prefeita da Barra de Santo Antônio, Lívia Carla, juntamente com o secretário de Turismo, Sérgio Silva, o secretário de Administração, Hevert, o subsecretário de Cultura, Eloy Gonzales, o presidente da Câmara Municipal, vereador Robson e representantes da secretaria de Turismo de Alagoas, estiveram na sede da fazenda para conhecer um pouco dos novos investimentos internacionais na área, bem como os projetos de desenvolvimento da eco fazenda, que já é uma realidade.

Em contrapartida, o município e os representantes da Setur Alagoas, apresentaram, além do interesse de receber o investimento, o Plano Diretor, que permite ao município receber investimentos internacionais, a exemplo do Hotel Vila Galé, que trouxe emprego e renda para a região. Na reunião foi discutido esse formato de intercâmbio, mostrando que o novo Plano Diretor permite investir no crescimento econômico, mas sem esquecer da infraestrutura, da cultura e do turismo, que estarão sempre inseridos nesses novos e em futuros projetos para Barra.