Turismo
Cachoeira da Cascata e a Pedra do Bonito são as duas novas atrações turísticas das serras de Murici
A reportagem da Tribuna Independente e TV Tribuna Web foi convidada pelo secretário de Turismo, Marcos Aurélio, a conhecer e desbravar as duas novas atrações turísticas que estão surgindo nas serras dominadas pela Mata Atlântica em Murici. Com acesso de carro pelo povoado Bananeiras, bem no alto da serra, com apenas 12 casas de trabalhadores, distante meia hora da cidade, entre estradas rurais e muitas subidas, são atrações para quem ama as trilhas e o desafio em meio a natureza, atrações que vão desenvolver o turismo ecológico rural da região.
O primeiro desafio, a Cachoeira da Cascata, é uma trilha de média dificuldade, com uma longa subida e caminhada em meio ao mato e a Mata Atlântica, com mais ou menos uma hora de caminhada. Já a Pedra do Bonito, é uma trilha mais fácil, com apenas meia hora de caminhada, pedras que são visíveis do povoado. Mas a primeira parada é na Casa Aventuris, um projeto familiar da empresária Andréia Cristina, que se lançou como um ponto de apoio para trilhas ecológicas e oferecendo uma nova experiência turística.
As duas atrações, que estão localizadas na serra da Bananeira, em Murici, um dos pontos mais altos da Zona da Mata alagoana, é mais um reforço que se junta ao paraíso ecológico da região e um novo atrativo a ser explorado pelo turismo de aventura. O acesso à cachoeira é longo, mas pode facilmente ser vencido com uma hora de caminhada. A cachoeira, que se forma há 10 quilômetros da nascente, é um prolongamento dos rios Retiro e Jaqueira e que vai desaguar no rio Mundaú. Muita água brotando de nascentes, vegetação fechada e um incrível panorama fazem parte do roteiro. Já a Pedra do Bonito, de fácil acesso, com meia hora de subida, é um local que, de noite, se pode ver as luzes das cidades de Maceió, Messias, Murici e Branquinha.
As duas novas atrações foram reveladas pela Casa Aventuris, projeto que pretende te levar para fazer trilhas e vivenciar a natureza em busca de novas experiências desafiantes e, no meio da imensidão do verde, se encantar com uma obra de arte viva, interativa e que serve aos propósitos dos turistas mais diversos. A Casa, além de servir de ponto de apoio para trilhas ecológicas, oferecendo refeições, é uma nova experiência turística que se une ao combo cachoeira da Cascata e a vista panorâmica da Pedra do Bonito.
No ambiente, que funciona no sistema de day use, é possível descansar e se alimentar com refeições regionais preparadas por mulheres do local. A anfitriã, Andréia, é quem cuida do espaço e recepciona os turistas que se encantam com a construção rústica da casa, objetos antigos reutilizados e itens de artesanato, como os do artesão Adelmo, que de troncos de madeira encontrados produz lindas peças com imagens de pássaros locais. Para saber mais no Instagram @casa_aventuris
Mais lidas
-
1Residencial
Prefeitura de Maceió cederá imóveis à Braskem
-
2Sucesso da Netflix
Mistérios que a 3ª temporada de 'Round 6' precisa resolver
-
3Maceió
Vítimas da Braskem temem a volta do VLT
-
4Série coreana
Quem é o jogador 001 em Round 6 Temporada 2? Entenda revelação
-
5Música
Show do Coldplay no Brasil em 2025 já tem data confirmada e será no Mangueirão, em Belém