Turismo

Instância de Governança Costa dos Corais promove estudo para inserir Porto Calvo em rotas turísticas do Litoral Norte

Por Claudio Bulgarelli - Sucursal Região Norte com Tribuna Hoje 09/03/2023 13h43
Instância de Governança Costa dos Corais promove estudo para inserir Porto Calvo em rotas turísticas do Litoral Norte
Reunião da Instância de Governça Costa dos Corais - Foto: Assessoria

O município de Porto Calvo, região Norte de Alagoas, conhecido por causa de várias relíquias históricas encontradas na região, tendo sido também palco das batalhas entre os portugueses e holandeses, apesar de outras inúmeras atrações, continua fora do roteiro turístico. Uma realidade que pode mudar num período não muito distante. Para isso uma reunião entre a Instância de Governança Costa dos Corais com a prefeita Eronita Sposito e o secretário de Turismo, Rodolfo Gomes, além de membros de ambas as equipes, discutiu a possível inserção do município em algumas rotas, com o objetivo de gerar fluxo, fomentando alguns setores da economia local.

Porto Calvo possui inúmeras atrações. A descoberta do forte de terra Bass, que passou a ser administrado pela prefeitura, é um monumento que foi construído pelos holandeses no século XVII e tem 40 metros de largura e 40 de comprimento, e que fica às margens do rio Manguaba, além de ser o único ainda intacto no Brasil. Para tornar o monumento acessível serão investidos valores para a construção de uma ponte. Além disso, existe um projeto que prevê a construção de restaurante, mirante e centro de informações. Contatos estão sendo feitos com a Holanda para divulgação internacional do monumento.

Porto Calvo carrega ainda a história de um dos personagens históricos mais importantes do Brasil colonial. Domingos Fernandes Calabar, o Calabar, que foi condenado à morte por passar informações de guerra dos portugueses para os holandeses, e com isso havia dúvida se ele seria um traidor ou um herói. Alguns anos atrás um julgamento simbólico foi realizado à moda antiga no Tribunal de Justiça da cidade. Na audiência, Calabar foi absolvido do crime de lesa-pátria.

Outro forte apelo turístico são os passeios pelo Rio Manguaba, que nasce no pé da Serra do Lino e escorre num curso que já era percorrido 400 anos atrás até o mar. Do porto do Varadouro, em Porto Calvo, até a Foz, entre Porto de Pedras e Japaratinga, são 42 km de águas navegáveis. No trecho que liga o município de Porto Calvo ao vizinho Porto de Pedras foram catalogados 12 portos criados à época das invasões holandesas na primeira metade do século 17. Desde as ancestrais batalhas entre Portugal e Holanda nas águas do rio Manguaba, tais portos, embora desativados, continuam sendo chamados pelos antigos nomes por pessoas que conhecem a tradição do lugar. O primeiro local mapeado, em Porto Calvo, foi o Porto das Barcaças, que fica próximo ao histórico Moinho Manguaba, no antigo bairro do Varadouro. O último, o Porto de Pedras.