Turismo

Empresa alagoana se torna maior bandeira hoteleira do Estado e segunda do Nordeste

Por Claudio Bulgarelli com Tribuna Independente 08/03/2023 06h39 - Atualizado em 08/03/2023 15h47
Empresa alagoana se torna maior bandeira hoteleira do Estado e segunda do Nordeste
Ipioca Beach Residence; Maceió Mar All Inclusive Resort tem sua inauguração prevista no litoral norte da capital para o final deste ano - Foto: Assessoria

Foram 35 anos, desde a inauguração do Maceió Mar Hotel, em 1988, para que o Grupo Maceió Mar Empreendimentos se tornasse a maior bandeira hoteleira genuinamente alagoana, sem fazer parte de nenhum dos grandes grupos internacionais do setor presentes em Maceió e Maragogi. Com a entrega pelo grupo, em dezembro passado dos 128 novos quartos do último bloco do Ipioca Beach Residence, na Praia de Ipioca, Litoral Norte da capital, a rede chegou aos 935 quartos, número que deve ultrapassar os 1.200 ao final deste ano com a inauguração prevista do Maceió Mar All Inclusive Resort.

Com os 256 apartamentos no total do Ipioca Beach Residence & Resort em operação, o grupo MME passa a ser a maior rede hoteleira de Alagoas, com 935 apartamentos sob sua gestão. O Maceió Mar Hotel possui 204 unidades, o Acqua Suítes com 163 apartamentos, o Acqua INN com 249 apartamentos e o Ipioca Beach Resort com 256 apartamentos. E o MME assume a gestão do Acqua Prime, um hotel boutique com 63 apartamentos.

E ainda há mais empreendimentos para entrarem em operação, que fazem parte do complexo Ipioca Beach, o Maceió Mar All Inclusive Resort e o Ipioca Beach Life. Dessa forma o grupo segue sua rota de expansão com quase mil quartos sob gestão por meio de uma estratégia que alia a abertura de hotéis e resorts próprios e a gestão hoteleira de outros empreendimentos.

Tudo começou com o sonho e realização de Hélio Vasconcelos, empresário memorável e que deixou seu nome registrado na história. Foi sempre reconhecido como um empresário empreendedor e de muita visão. Ele via na Praia Ponta Verde, bairro na qual morou e criou todos os seus filhos, o coração de Maceió. Ele queria um hotel que possibilitasse aos turistas uma visão perfeita da orla, no qual turistas pudessem acordar e ver o maravilhoso mar de Maceió. Com a ajuda do arquiteto Mário Aloísio e especialmente do seu filho mais novo, Luiz Vasconcelos, o Lula, nasceu o Maceió Mar. Em 18 de novembro de 1989, Maceió ganhou o mais moderno e visionário hotel quatro estrelas, o único com sua esquadria de vidros e com todos os apartamentos frente ao mar. O Maceió Mar Hotel veio marcando o crescimento do turismo com um projeto moderno e arrojado. Infelizmente um ano após a inauguração do hotel, o empresário veio a falecer, assumindo assim seu filho Luiz Vasconcelos.

Lula, que faleceu em 2019, deixou uma gestão eficiente, da terceira geração da família. No caso do complexo hoteleiro de Ipioca do MME, por exemplo, a estratégia e visão definida pelo fundador Luiz Vasconcelos foi executada pela nova geração da família formada pelos filhos Milton, Adriana, Luiz André e Luiza Vasconcelos, que seguiram rigorosamente os detalhes do projeto idealizado pelo pai, como a construção do boulevard de 700 metros quadrados que dá acesso à praia. Falecido há três anos, seus projetos tiveram a continuidade pelos seus filhos e esposa, além da equipe do MME, e hoje configuram como o maior empreendimento turístico e imobiliário de Alagoas e o segundo maior do Nordeste.