Turismo

Com serras e casarões do século 19, Paulo Jacinto é destino para quem quer desfrutar de belezas naturais

Vista do nascer sol ou pôr do sol no Alto do Cruzeiro na Vila São Francisco é deslumbrante

Por Divulgação 28/02/2023 10h18 - Atualizado em 28/02/2023 13h27
Com serras e casarões do século 19, Paulo Jacinto é destino para quem quer desfrutar de belezas naturais
Igreja Matriz de Nossa Senhora das Graças é uma das mais belas da região - Foto: Reprodução/Internet

Paulo Jacinto, no Agreste de Alagoas, é uma das cidades alagoanas com o terceiro melhor clima. Além disso, tem uma bela vista do Alto da Serra Grande. O município revela muitas belezas aos viajantes e visitantes.

Para quem decidir explorar um lugar não tão “turistão”, o destino Paulo Jacinto pode ser uma ótima pedida, principalmente se o desejo for conhecer a Serra Grande e ainda desfrutar de um ar puro e uma vista horizontal de tirar o fôlego.

Com o clima bom o ano todo, a Serra Grande, como é chamada carinhosamente pelos paulojacintenses, oferece uma paisagem natural incrível, bom para relaxar e fazer aquele registro fotográfico inesquecível.

Há a fama de que o pôr do sol e o nascer do sol por lá são encantador e deslumbrante. E vendo este fenômeno do alto do Cruzeiro da vila São Francisco é mais belo ainda. Por ser um município da região alagoana, exatamente na parte serrana entre a Zona da Mata e o Agreste, o brilho do sol ganha força e ilumina toda a cidade e região quase sempre antes das cinco da manhã.



Para você chegar a esse paraíso o jeito mais fácil e prático de chegar até lá é por meio da AL-210, e claro, dá aquela passadinha para conhecer a cidade do Famoso Baile da Chita, o sexto Patrimônio Histórico, Imaterial e Cultural de Alagoas. Na cidade existe pousada, restaurantes e lanchonetes com aquela recepção calorosa dos munícipes.

A cidade do Baile da Chita tem uma larga e extensa área de Campos e paisagens ambientais e oferece muitas opções para o turista que procura desde um lugar calminho até algo mais excitante. As áreas mais conhecidas são Serra Grande, Serra do Monteiro, Serra do Olho D'água, Serra da Mandioca, Serra do Bonifácio, Alto do Cruzeiro, Rio Cavaco, Rio Paraíba, Rio Lunga, mas existem outras opções de visitas, pois também na zona rural há vários casarões e igrejas do século XIX que também são ótimas para visitas - como as áreas naturais.

A maior e mais elegante construção é a Matriz de nossa Senhora das Graças, no centro da cidade que completou 75 anos agora em fevereiro de 2023.

Com informações de Joel Filho