Turismo

Segurança Pública se reúne com Trade turístico para alinhar parcerias

No encontro, gestores da SSP apresentaram indicadores criminais de Alagoas

Por Vanessa Siqueira / Ascom SSP 27/02/2023 15h15
Segurança Pública se reúne com Trade turístico para alinhar parcerias
Reunião contou com a presença de integrantes do Maceió Conventions & Visitors Bureau, da ABIH e da Abrasel - Foto: Ascom SSP

A cúpula da Secretaria da Segurança Pública esteve reunida, na manhã desta segunda-feira (27) com representantes de bares, restaurantes e hotéis para debater estratégias conjuntas. O encontro aconteceu no hotel Ritz Lagoa da Anta, no bairro de Cruz das Almas.

A Segurança Pública tem realizado diversas ações em conjunto com os segmentos do turismo e esta reunião teve como objetivo apresentar aos empresários e representantes do setor indicadores criminais do estado e debater novas parcerias.

O encontro contou com a presença de integrantes do Maceió Conventions & Visitors Bureau, da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH) e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

O secretário de Gestão Interna da SSP, José Carlos dos Santos, apresentou brevemente os indicadores criminais de Maceió e de Alagoas referentes ao ano de 2022 e também apresentou dados referentes ao mês de janeiro de 2023.

Alagoas teve uma redução de 46,5% dos casos de CVLI, no comparativo de ano a ano, na série histórica, com registro de 2.215 casos em 2012, caindo para 1.183 em 2022. Em Maceió, na série histórica dos últimos 10 anos, a redução foi ainda maior no número de CVLI, de 52,4%, caindo de 806 em 2012, para 383 em 2022.

O secretário da Segurança Pública, Flávio Saraiva, avaliou a reunião de forma positiva, destacando a parceria entre as forças policiais e os setores de turismo do estado na construção de ações e outras estratégias.

“Hoje viemos aqui prestar contas do que estamos fazendo. Apresentamos os nossos indicadores criminais, esclarecemos todas as dúvidas e nos colocamos à disposição para atuar em conjunto da melhor forma. Foi uma reunião muito importante, onde recepcionamos as demandas do Trade turístico e avançamos no sentido de construir ações que vão garantir melhorias na segurança pública voltada ao turismo de Alagoas”, afirmou.

O presidente da ABIH, Mauro Vasconcelos, agradeceu a parceria com a SSP e destacou a importância da união de esforços com objetivo de construir ações que visem melhorar ainda mais os indicadores criminais do estado e garantir que Alagoas se consolide como destino turístico.

“É muito importante este diálogo, principalmente para que possamos conhecer os reais números da segurança pública. Isso nos possibilita pensar ações em conjunto de forma mais assertiva e combater ações criminosas em áreas próximas a hotéis ou de grande circulação de turistas”, destacou.

O presidente do Maceió Conventions & Visitors Bureau, Milton Vasconcelos, falou da importância de realizar ações educativas e reforçou a importância dos indicadores criminais. Ele também relatou algumas situações envolvendo delitos, mas destacou o papel importante das forças policiais. “Sempre que precisamos, a Polícia Civil nos atendeu e solucionou as questões. Eu agradeço bastante todo esse apoio e tenho certeza que iremos construir mais ações em conjunto”, concluiu.