Turismo

Rota Ecológica tem mais de 30 km de praias

Por Claudio Bulgarelli – Sucursal Região Norte com Tribuna Independente 11/02/2023 09h37
Rota Ecológica tem mais de 30 km de praias
São rios, manguezais, piscinas naturais famosas e muitas praias - Foto: Divulgação

O Litoral Norte de Alagoas é um roteiro que tem tudo a ver com qualquer época do ano. Claro que desfrutar da estação mais quente nas praias é um privilégio, ainda mais se o destino escolhido forem os balneários da Rota Ecológica, onde seus três municípios, todos pertencentes ao Mapa do Turismo Brasileiro, é uma região que possui, a poucos quilômetros da costa, uma das maiores barreiras de corais do mundo. Os pouco mais de 30 quilômetros de costa possuem atrativos turísticos de encher os olhos de qualquer um, com um conjunto de praias, rios, manguezais e piscinas naturais dignas de cartão postal.

E a 95 km da capital se chega ao coração da rota e a cidade que empresta um dos seus nomes a esse famoso trecho do litoral alagoano. São Miguel dos Milagres, considerada a capital da Rota Ecológica, é o principal município desse trecho, também denominado de Rota de Charme do Litoral Norte. Essa antiga vila de pescadores se transformou, nos últimos 10 anos, em um destino cobiçado e muito caro, explorado por condôminos de requinte. Apesar de algumas paisagens bucólicas formadas por praias pouco frequentadas, de águas mornas e imensa faixa de coqueirais, a cidade possui excelentes pousadas, muitas de nível internacional.

Sua praia mais famosa, aquela do Toque, é o metro linear mais caro de Alagoas, e sua fama se espalha como areia fina. Anos atrás, numa reportagem sobre as dez mais belas praias do Brasil, o jornal britânico “The Guardian” botou esse pedacinho do paraíso na lista, junto com Alter do Chão, Fernando de Noronha, Taipu de Fora e Caraíva, na Bahia e Lopes Mendes, na Ilha Grande. E mais recentemente em votação popular no TripAdvisor a praia do Toque foi eleita como uma das mais belas de Alagoas, ao lado de Antunes, em Maragogi e Gunga.

De toda a Rota Ecológica, a Praia do Toque é uma das mais apreciadas. Há quem se instale ali diretamente do aeroporto Zumbi dos Palmares e só sai para tomar o rumo de casa. A seu favor a beleza estonteante das piscinas naturais, a apenas um quilômetro da praia e a infraestrutura impecável de algumas pousadas, que aliam charme e conforto com a informalidade que o número reduzido de bangalôs permite.

Para completar e fechar a Rota Ecológica se chega a Porto de Pedras. Logo de cara o imenso farol no alto do morro dá as boas-vindas a quem chega à cidade. Dividido entre o mar e o Rio Manguaba, o lugar que possui construções históricas da época da ocupação portuguesa e holandesa em Alagoas, é conhecida também como a cidade santuário do peixe-boi marinho, que fica no povoado de Tatuamunha.

Porto de Pedras também abriga praias dignas de cartão postal, a exemplo da Lage e Patacho, que por sinal é a única praia alagoana a conseguir o cobiçado Selo Bandeira Azul de praia sustentável, além de estar sempre presente na lista das praias mais bonitas do Brasil. Com areias claras, águas transparentes e coqueiros ao fundo, Patacho é perfeito para um dia sossegado curtindo a brisa do mar. Na maré baixa, por exemplo, o mar seca e forma um areal. Nos últimos anos, suas piscinas naturais também entraram na lista de atrações turísticas das mais visitadas.