Turismo

Verão Massayó atrai turistas de várias regiões do país e movimenta a economia do município

Caravanas de vários estados desembarcaram na capital alagoana para curtir as atrações multiculturais do Verão Massayó e desfrutar dos atrativos turísticos do destino

Por Cláudia Leite / Ascom Semtel 15/01/2023 18h16 - Atualizado em 15/01/2023 21h05
Verão Massayó atrai turistas de várias regiões do país e movimenta a economia do município
Verão Massayó recebe grande público - Foto: Secom Maceió

A mistura de ritmos, atrações, cores e sabores que compõem o Verão Massayó, festival realizado pela Prefeitura de Maceió, no bairro histórico do Jaraguá, deu ainda mais visibilidade à Capital como destino turístico criativo. Isso porque, além de fomentar a economia, gerando emprego e renda para a população local com grandes shows de artistas nacionais e locais, o festival atraiu turistas de todo o Brasil, principalmente da região Nordeste.

Natural de Campina Grande, na Paraíba, o biomédico Alanderson Fagner, escolheu o Verão Massayó para comemorar seu aniversário com os amigos - que também são da Paraíba - ao mesmo tempo, viu uma oportunidade de estar pertinho da cantora Cláudia Leitte, uma das principais atrações do palco Minha Sereia.

“Não poderia deixar de curtir esse festival incrível realizado em Maceió. A programação está bastante eclética, com forró, rock e sertanejo, que vai misturar todo o público, e proporcionar momentos de muita diversão para todos. Sou fã da Claudia Leitte, um "bolha" assumido e estou indo principalmente por conta dela. Dia 15 é meu aniversário e esse será meu presente, celebrando da melhor forma, virando o meu aniversário ao lado da Cláudia Leitte e dos amigos. Além disso, também quero curtir os outros shows, né? Que estão imperdíveis. Só tenho a elogiar a programação, que foi pensada para todas as tribos. Parabéns à Prefeitura de Maceió pela iniciativa”, contou.

Já a estudante Yasmin Maiara, de Recife, também não perdeu tempo e garantiu o seu lugar em frente ao palco Minha Sereia, para ver o show da cantora Cláudia Leite. Ela e suas amigas chegaram ao local do show às 13h, quase 12 horas antes da apresentação da cantora baiana.

“Eu amo muito a Cláudia. Sempre que eu posso vou a todos os shows. Como Maceió é muito próximo de Recife, aproveitei para comemorar meu aniversário perto dela. Eu soube do show de última hora e nunca tinha vindo a Maceió, mas a viagem foi muito tranquila e divertida”, contou a fã.

Para o secretário municipal de Turismo, Esporte e Lazer de Maceió, Eduardo Monteiro, o Verão Massayó já se consolidou no calendário de grandes eventos nacionais.

“Todos os hotéis da capital estão com 100% de ocupação hoteleira, o que representa aquecimento da nossa economia e mais empregos para os maceioenses. Com certeza o Verão Massayó já se consolidou como um importante produto turístico e já está na lista dos grandes eventos de verão do país. O prefeito JHC está tornando a capital cada vez mais inovadora e criativa, potencializando as principais vocações do destino Maceió de maneira assertiva”, destacou.

Quem também gostou da programação do Verão Massayó e viu uma oportunidade de empreender foi o designer Elvis Lima, de Recife (PE). Apreciador de viagens há mais de 15 anos, ele possui uma pequena empresa no segmento turístico e chegou à cidade neste sábado (14), com mais de quinze pessoas.

“Além de trabalhar como designer, também realizo caravanas desde 2008, então já fomos a mais de 300 shows pelo Brasil. Amei muito a programação. Assim, decidi organizar uma caravana para ir à cidade e curtir Maceió também!”, revelou.

De férias, Sara Gabriele, de João Pessoa (PB), e Dona Cristina, de Aracaju (SE), vieram para assistir à rockeira Pitty pela primeira vez. Sara fez um tour no Mercado 31, no Centro Pesqueiro do Jaraguá, e falou da importância do festival.

“É essencial realizar um evento como esse, totalmente gratuito e acessível, para fomentar a cultura. Eu sou artista, faço shows, então, vejo a iniciativa da Prefeitura de Maceió como uma grande oportunidade de as pessoas terem contato com os artistas e também curtirem o verão nessa cidade linda. Vou aproveitar bastante”, disse.

O Verão Massayó também será lembrado pelo sucesso de público e impacto econômico no turismo e várias outras cadeias produtivas da capital. No primeiro dia, o festival atraiu 80 mil pessoas; no segundo, 100 mil, na sexta-feira (13), mais de 150 mil e no sábado (14) mais de 100 mil pessoas foram aos palcos Sururu e Minha Minha Sereia para prestigiar shows de vários artistas, como Mano Walter, Alceu Valença, Pitty, Jorge e Mateus, Fita K7, Forró das Antigas, Xand Avião, Leo Santana, Claudia Leitte, Mari Fernandes, Falcão, Favela Soul, entre outros.

O grande fluxo de alagoanos e turistas na cidade, fez o setor hoteleiro atingir quase 100% de ocupação durante os dias do Verão Massayó. Os dados são confirmados pela plataforma Omnibees e pelos diretores dos hotéis da capital.

Neste domingo (16), o festival encerra com mais nove atrações. No palco Sururu (Rua Celso Piatti), os shows serão de Duda Beat, Vibrações, Unidade Nova Praia e Cristian Braun, com início às 20h. Já no espaço Minha Sereia (estacionamento do Jaraguá), contará com grandes shows de Ana Lobo, Luan Estilizado, Dilsinho, Wesley Safadão e Durval Lélys.