Turismo

Barra de Santo Antônio é um dos destinos mais completos da Costa dos Corais

Município é o segundo destino do Mapa do Turismo Brasileiro visitado pela Tribuna

Por Claudio Bulgarelli - Sucursal Região Norte / Tribuna Independente 07/01/2023 08h20
Barra de Santo Antônio é um dos destinos mais completos da Costa dos Corais
Ilha da Croa tem o Caminho de Santo Antonio como atração - Foto: Arthur Melo / Arquivo

Depois de Paripueira, nossa viagem de verão continua em direção ao Litoral Norte. A chegada agora é na Barra de Santo Antônio, um dos municípios que mais está recebendo investimentos na área de turismo, devido, sobretudo, às suas surpreendentes atrações naturais, com destaque para as praias da Ilha da Croa e a famosa e internacional praia do Carro Quebrado. Além, é claro, das infinitas possibilidades de exploração de turismo da natureza pelo Rio Santo Antônio, com suas inúmeras ilhas, a deserta praia dos Morros e a nova atração, o Caminho de Santo Antônio, que tem atraído muita gente.

Na ilha da Croa, que na verdade não é uma ilha, e é a parte mais turística da região, bastante movimentada nos fins de semana, duas praias chamam a atenção. A praia da Ilha da Croa e praia da Ponta do Gamela, que é completamente deserta e que fica mais próxima do Caminho de Santo Antônio, um grande banco de areia que se forma na maré baixa quase na foz do Rio Santo Antônio. Ambas possuem uma grande faixa de areia de tons claros, mar calmo, de águas transparentes e límpidas, de tom azulado, que são perfeitas para um banho refrescante nestes dias de calor. Para completar, as piscinas naturais, localizadas bem em frente às duas praias, já fazem parte do circuito turístico da região.

Neste ponto vale ressaltar essa nova atração. Batizado oficialmente de Caminho de Santo Antônio, em homenagem ao rio e ao nome do próprio município, o fenômeno, que apareceu a pouco menos de dois anos, formou um grande banco de areia, é bem parecido com o Caminho de Moisés, na Barra Grande, em Maragogi, e mais recentemente com aquele que apareceu na praia de Ponta Verde, em Maceió.

O novo caminho é um banco de areia que divide o mar, permitindo aos visitantes realizarem uma caminhada de aproximadamente 600 metros mar à dentro. Ao lado do caminho se formou, ainda, uma enorme piscina natural, que passou a ser atração para crianças, devido à baixa profundidade. Igual ao Caminho de Moisés, em Maragogi, só é possível por conta da maré baixa que vai de -0.1 a 0.6. Porém para que o caminho se forme é preciso que a maré esteja entre -0.1 e 0.2. E diferente do famoso caminho da praia de Barra Grande, com areia do tipo cascalho, o de Santo Antônio apresenta areia fofa batida. Entre a vazante e a maré mais cheia, o caminho fica visível por mais ou menos duas horas e meia. Depois disso, o mar volta a ocupar o banco de areia, trazendo riscos para banhistas desavisados.

Na divisa com a praia dos Morros, Carro Quebrado, apesar dos grandes investimentos hoteleiros que estão chegando, é um lugar diferente de muitas outras praias alagoanas, porque ainda preserva um pouco de sua essência selvagem. É uma praia longa, que deve seu nome a duas versões: uns dizem que um casal foi namorar na praia à noite e não conseguiu voltar porque o carro quebrou. Outros acreditam que um carro teria atolado na estrada de acesso, sendo completamente corroído pela maré alta.

Independente das versões, as suas falésias coloridas são o ponto alto do passeio, já que os paredões de arenito e argila, com altura de mais de 50 metros, criam sedimentos coloridos que tornam o cenário simplesmente fantástico. Por outro lado, toda a vasta extensão da praia é cercada de muitos coqueirais, além da areia bem branquinha, tendo sido nomeada como uma das praias desertas mais bonitas do país. Para completar o cenário, existem belas pedras que foram esculpidas pelo mar, o que torna, sem dúvida, o cenário ainda mais encantador.