Turismo

Pilar lança maior Cristo do mundo: 'Muito mais que um monumento religioso', diz prefeito

População e trade turístico puderam ver de perto partes do corpo do Cristo, que pesará quase 3 mil toneladas e terá altura de prédio de 23 andares

Por Ascom Pilar 07/12/2022 18h51
Pilar lança maior Cristo do mundo: 'Muito mais que um monumento religioso', diz prefeito
Cristo começou a ser erguido nesta quarta - Foto: Ascom Pilar

O maior Cristo do mundo começou a ser erguido nesta quarta-feira (7), quando a cidade de Pilar recebeu centenas de pessoas, entre moradores, imprensa e trade turístico, para o lançamento das obras da escultura que terá 70 metros de altura e fará parte de um complexo cultural e religioso localizado no Alto do Santo Cruzeiro. No evento, os convidados já puderam, inclusive, conhecer peças como as mãos e o rosto do Cristo, e participar de uma sessão de perguntas sobre a obra. A previsão de inauguração é para julho de 2024.

A estátua, fruto de investimento de recursos próprios do Município de Pilar da ordem de R$ 12,2 milhões, pesará quase 3 mil toneladas. Só o rosto do Cristo tem uma tonelada e meia: são dez metros da cabeça ao pescoço, segundo explica o escultor Markus Moura, que lidera uma equipe de cinco artistas, entre auxiliares, soldadores e armadores. Ao todo, as obras vão mobilizar quase 50 profissionais, incluindo os operários da construtora responsável pela base e tronco da escultura, que equivale a um prédio de 23 andares. O Cristo vai se somar à imagem gigante de Nossa Senhora do Pilar, padroeira da cidade, e à Via Sacra com peças do mestre artesão João das Alagoas, já instalados no mirante com vistas à Lagoa Manguaba.

O prefeito da cidade, Renato Filho, afirmou que a implantação do Cristo em Pilar é mais que a criação de um monumento religioso e que o município precisa ser visto como um vetor de desenvolvimento – principalmente por meio do gás natural – de todo o estado. “O Cristo vem para complementar o turismo de Pilar e de Alagoas. Em breve, teremos também um teleférico, para que os visitantes possam descer até a lagoa, experimentar o nosso peixe bagre e conhecer um pouco da nossa história, retratada em equipamentos como o Cine Pilarense e a Casa da Cultura Arthur Ramos, fomentando a geração de emprego e renda e, dessa forma, proporcionando cada vez mais oportunidades para todos”, discursou.

“Pilar é uma cidade cujo potencial é enorme, mas que ficou muito tempo ‘apagada’. Hoje, ela se abre para o mundo não apenas com o Cristo, mas também e, principalmente, pelo que temos feito em prol do pilarense, porque só se constrói uma grande cidade quando o seu povo está feliz, quando se consegue, verdadeiramente, transformar a vida das pessoas”, complementou Renato Filho.

O prefeito destacou o protagonismo que o Município vem conquistando não apenas com o turismo religioso. De acordo com o gestor, a decisão de erguer o maior Cristo do mundo só foi possível “porque Pilar fez o dever de casa”, graças à série de investimentos em áreas consideradas essenciais, como saúde e educação. “Estamos construindo, às margens da BR-316, um dos maiores hospitais de Alagoas. Criamos a primeira escola pública bilíngue do Norte e Nordeste, reduzimos a extrema pobreza e diminuímos drasticamente o analfabetismo na cidade, saltando de 5,6 mil estudantes para mais de 9 mil alunos na rede municipal. E, mais recentemente, ofertamos à população pilarense 2 mil vagas em cursos profissionalizantes do Senai e do Senar. Portanto, jamais começaríamos por aqui [pelo Cristo] se não tivéssemos feito o dever de casa, cuidando dos munícipes como quem cuida de um filho”, disse o prefeito.

Escultor detalha a obra “realista”

A estátua retrata Jesus ressuscitado e é assinada pelo mesmo artista que esculpiu o Cristo da cidade de Encantado (RS), hoje o maior do Brasil, com 43,5 metros. No monumento de Alagoas, com 70 metros de altura e 60 de envergadura, um elevador interno levará ao mirante de vidro localizado no coração do Cristo. O famoso Cristo Redentor do Rio de Janeiro, com 38 metros, atualmente é o 6º maior do mundo.

“O nosso trabalho é um pouco mais realista que o do Cristo do Rio de Janeiro. No de Pilar, o visitante poderá notar as veias e até detalhes das mãos. E ao subir de elevador até o peito do Cristo, o visitante vai desfrutar de uma visão panorâmica da cidade, cuja população, inclusive, está de parabéns pela hospitalidade, o que também conta bastante quando se fala em turismo”, avaliou o artista Markus Moura, durante o evento que também contou com a presença de autoridades como a deputada estadual Fátima Canuto e a prefeita de Atalaia, Ceci Rocha.

Após a cerimônia, o canteiro de obras do Cristo recebeu a benção de um grupo de padres e líderes religiosos de Pilar e de todo o estado. O pároco da Igreja Nossa Senhora do Pilar, Roniel Ferreira, externou seu contentamento com a iniciativa. “É uma alegria muito grande para a nossa cidade. Esta grandiosa imagem de Jesus Cristo vai conferir muita visibilidade não apenas ao Pilar, mas a todo o nosso estado, trazendo, assim, mais prosperidade para Alagoas, para o bem do nosso povo”, disse.

Quem também já não esconde a emoção, bem como a expectativa de ver a obra concluída, é a pilarense Aparecida Souza, que, devota de Nossa Senhora do Pilar, fez questão de acompanhar a benção e conhecer as partes do monumento que já começam a ganhar forma. “Estou muito feliz por tudo o que a Prefeitura vem fazendo por nós. Nossa santa [Nossa Senhora do Pilar] já é linda. Agora, teremos um Cristo maravilhoso para contemplar todos os dias. Não vejo a hora de fazer as minhas orações aqui, ao pé do Cristo”, garantiu a dona de casa.

Parque e qualificação do turismo

O entorno do Cristo será beneficiado por um parque ambiental, que será construído em seguida e terá banheiros públicos, espaço para a comercialização de souvenirs e de alimentação fora do lar, Posto de Informações Turísticas (PIT) e estacionamento para ônibus de categoria turística.

A apenas 27 Km do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares e a 35 Km da capital alagoana, Maceió, Pilar tem investido no turismo como indutor da geração de emprego e renda para a população local. A iniciativa Desbrave Pilar, que visa posicionar a cidade, definitivamente, no circuito do turismo regional, vem implantando novos pontos e experiências turísticas no município, a fim de atender visitantes e moradores, como é o caso do kartódromo internacional que está em construção na cidade.