Turismo

Maior Cristo do mundo começa a ser construído em Alagoas na próxima quarta-feira (7)

Por Assessoria 01/12/2022 09h53
Maior Cristo do mundo começa a ser construído em Alagoas na próxima quarta-feira (7)
Alto do Santo Cruzeiro, onde ficará o Cristo - Foto: Assessoria

A maior estátua de Jesus Cristo do mundo começa a ser construída em Alagoas na próxima semana. Instalada no alto da cidade do Pilar, Região Metropolitana de Maceió, a obra terá seu lançamento na quarta-feira (7), às 9h, quando a Prefeitura apresentará o projeto em evento para o trade turístico, imprensa e população, no Alto do Santo Cruzeiro. A escultura terá 70 metros de altura e fará parte de um Parque Turístico com capacidade para receber centenas de visitantes por dia.

Orçado em R$ 12,2 milhões, com investimento de recursos próprios do Município de Pilar, o monumento integrará o complexo de turismo cultural e religioso localizado no Santo Cruzeiro, onde já estão instaladas a estátua gigante de Nossa Senhora do Pilar, padroeira da cidade, e a Via Sacra com peças do mestre artesão João das Alagoas. Do mirante, avista-se a Lagoa Manguaba, a maior laguna do estado, margeada por uma bela extensão de mata atlântica.

O Cristo de Pilar, que retrata Jesus ressuscitado, é assinado pelo artista cearense Markus Moura, que esculpiu o Cristo da cidade de Encantado (RS), hoje o maior do Brasil, com 43,5 metros. Na estátua de Alagoas, com seus 70 metros de altura e 60 de envergadura, um elevador interno levará ao mirante de vidro localizado no coração do Cristo, que possibilitará uma vista única do Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba (CELMM). O famoso Cristo Redentor do Rio de Janeiro, com 38 metros, atualmente é o 6º maior do mundo.

Na cerimônia de assinatura da Ordem de Serviço, na próxima quarta-feira (7), a população e a imprensa contarão com a experiência de subir de balão até a altura do mirante do coração do Cristo, para experimentar a vista que a estátua terá quando inaugurada. A base estrutural em ferro de algumas partes do corpo do Cristo, como as mãos e o rosto, já está pronta. Nos próximos meses, a população poderá escolher o nome da estátua por meio de uma campanha de comunicação.

“O turismo é uma das nossas quatro vertentes de desenvolvimento, para que possamos, por exemplo, gerar ainda mais emprego e renda em nossa cidade. Já resgatamos o Cine Pilarense, um dos poucos cinemas de rua do país, e a Casa da Cultura Arthur Ramos, entre outros equipamentos públicos que preservam a história de Pilar. Também temos a maior festa religiosa de Alagoas, que é a Festa de Nossa Senhora. Mas precisávamos de algo ainda maior. Com o Cristo, vamos roteirizar os nossos destinos e, portanto, atrair cada vez mais visitantes”, diz o prefeito do Pilar, Renato Filho.

A previsão de inauguração é para julho de 2024. Até lá, o município – que já tem forte vocação para o turismo religioso – projeta a movimentação de até 700 visitantes por dia somente durante o período de construção.

Parque e qualificação do turismo – O entorno do Cristo será beneficiado por um parque ambiental, que será construído em seguida e terá banheiros públicos, espaço para a comercialização de souvenirs e de alimentação fora do lar, Posto de Informações Turísticas (PIT) e estacionamento para ônibus de categoria turística. O projeto do complexo turístico de Pilar contempla, ainda, a futura implantação de um teleférico – o primeiro de Alagoas – que descerá do Alto do Santo Cruzeiro até as margens da Lagoa Manguaba.

A apenas 27 Km do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares e a 35 Km da capital alagoana, Maceió, Pilar tem investido no turismo como indutor da geração de emprego e renda para a população local.

A iniciativa Desbrave Pilar, que visa posicionar a cidade, definitivamente, no circuito do turismo regional – com a consolidação do turismo de staycation e bate-volta – e adaptá-la à tendência das viagens transformadoras, surgida no momento pós-pandemia, vem implantando novos pontos e experiências turísticas no município, a fim de atender visitantes e moradores, como é o caso do kartódromo internacional que está em construção na cidade.

SERVIÇO
Lançamento da obra do Cristo de Pilar
Dia 07/12, às 9h
Alto do Santo Cruzeiro, Pilar, Alagoas