Turismo

Governo Federal entrega restauração da Fortaleza de São José da Ponta Grossa, em Florianópolis (SC)

Obra é fruto da parceria entre os ministérios do Turismo, por meio do Iphan, e da Justiça, via Fundo de Direitos Difusos

Por Paula Rosa / Ministério do Turismo 28/11/2022 20h55
Governo Federal entrega restauração da Fortaleza de São José da Ponta Grossa, em Florianópolis (SC)
A Fortaleza de São José da Ponta Grossa contou com recursos federais de cerca de R$ 7 milhões - Foto: Iphan

A população de Florianópolis (SC) já pode contar com mais um atrativo turístico importante no quesito arquitetônico e paisagístico do estado: a Fortaleza de São José da Ponta Grossa. Devolvido à população, o local foi amplamente restaurado após um investimento de quase R$ 7 milhões, fruto de parceria entre os ministérios da Justiça, por meio do Fundo de Direitos Difusos (FDD) e o do Turismo, com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A obra buscou adequar o monumento às normas de acessibilidade universal e preservar o patrimônio edificado, com o menor impacto possível. Foram realizados serviços de restauração, paisagismo, expografia e sinalização da fortaleza, além de intervenções para recuperação das estruturas edificadas e melhoria dos acessos ao bem, com implantação de rampas externas e elevador.

A fortaleza estava abandonada desde o final do século XIX, quando começou a ser depredada, tornando-se uma ruína – mesmo destino das demais fortificações da Ilha de Santa Catarina. “É um compromisso deste governo devolver à população patrimônios históricos totalmente restaurados e recuperados, valorizando a cultura e ajudando a movimentar o turismo local. Agora, a Fortaleza poderá voltar a receber exposições e visitantes”, afirmou o ministro do Turismo, Carlos Brito.

Além dos investimentos federais, a restauração também ajudou na geração de postos de trabalho locais, foram 50 empregos diretos e quase o dobro de empregos indiretos. “Realizamos um trabalho cuidadoso que mantivesse as características históricas do bem e ao mesmo tempo facilitasse a entrada de pessoas”, destaca a presidente do Iphan, Larissa Peixoto.

HISTÓRIA

Localizada no alto do Morro da Ponta Grossa, entre as praias do Forte e de Jurerê, a Fortaleza de São José da Ponta Grossa é protegida pelo Iphan desde 1938, sendo um dos primeiros bens tombados no país.

Junto com as fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim e Santo Antônio de Ratones, o monumento integra o triângulo defensivo da Baía Norte, sistema construído a partir de 1740 para impedir invasões à Ilha de Santa Catarina.

Desde 1988, a Fortaleza de São José de Ponta Grossa, assim como as de Ratones e Anhatomirim são administradas pela Universidade Federal de Santa Catarina.

OBRAS NO ESTADO

Outras duas fortificações em Florianópolis foram submetidas a restauração e adequação por meio do Iphan, com recursos do Ministério da Justiça/FDD: o Forte Santana do Estreito, inaugurado em julho de 2022, e a Fortaleza de Santo Antônio de Ratones, que está em fase de finalização.

A parceria entre o Iphan e o Ministério da Justiça também resultou em mais quatro obras de restauro e requalificação no estado de Santa Catarina. São elas: a Antiga Estação Ferroviária e o Clube Congresso, em Laguna, a Antiga Escola Urbana, em Timbó, e o Palácio dos Príncipes/Museu Nacional de Imigração e Colonização, em Joinville.