Turismo

MTur na Copa: Sérvia e Suíça emitem 142 mil turistas ao Brasil

Os países são os dois primeiros rivais do Brasil, mas só em campo, porque no quesito turismo as nações batem um bolão e são emissoras de visitantes ao país verde e amarelo

Por Nayara Oliveira / MTur 24/11/2022 20h58
MTur na Copa: Sérvia e Suíça emitem 142 mil turistas ao Brasil
Dois desafiantes da seleção na primeira fase são aliados no turismo - Foto: MTur / Arquivo

A Copa do Mundo de 2022 começou nesta semana e esta quinta-feira (24) é um dos dias mais aguardados pela nação brasileira, pois o Brasil estreou contra a Sérvia. A próxima disputa da seleção verde e amarelo será contra a Suíça. Rivais em campo, mas aliados no turismo, as nações que enfrentam o Brasil no gramado são emissoras de turistas que veem conhecer as belezas naturais, culturais, gastronômicas e sociais da nossa nação. São quase 142 mil turistas da Sérvia e da Suíça enviados ao Brasil de 2019 a 2021, de acordo com dados do Anuário Estatístico de Turismo. CLIQUE AQUI e acesse.

Em 2019, antes da pandemia, o Brasil recebeu 63.826 pessoas vindas da Suíça e 2.352 da Sérvia. Em 2018, a Suíça chegou a emitir 70.040 visitantes para o Brasil, entrando para a lista dos 20 principais emissores de viajantes ao nosso país.

Além de uma variedade de belezas e atrativos, o Brasil é conhecido pela sua hospitalidade e essa marca recebe uma prova quando são avaliados os dados de estrangeiros que residem em solo nacional. Sérvia, Suíça e Camarões possuem 8.908 pessoas que moram no Brasil, de acordo com informações do Polícia Federal, sendo 7.125 da Suíça e 1.783 da Sérvia. A contrapartida dessa parceria também existe e a Suíça abriga 77 mil brasileiros residentes, de acordo com a Secretaria de Assuntos Consulares, Cooperação e Cultura do Ministério das Relações Exteriores.

ÁLBUM DE FIGURINHAS DO MTUR

Em ritmo de Copa e pensando no timaço do turismo que o Brasil possui, o Ministério do Turismo lançou o álbum de figurinhas “MTur na Copa”. A ação é uma analogia ao time da seleção brasileira que vai jogar no mundial de 2022 e conta com 11 monumentos do Brasil que foram “escalados” para compor o time do turismo brasileiro. O álbum já está disponível para download.

Conheça a seleção do MTur: Buda de Ibiraçu (ES), como goleiro; Profeta Ezequiel, de Congonhas (MG) e Anjo da Catedral, de Brasília (DF), como meios de campo; Santa Rita de Cássia, localizada em Santa Cruz (RN), e Padre Cícero, de Juazeiro do Norte (CE), escalados como volantes; Índio no Cupuaçu, de Presidente Figueiredo (AM), e Iracema Guardiã, de Fortaleza (CE), como zagueiros; Cristo Redentor, do Rio de Janeiro (RJ), e estátua de Juscelino Kubitschek no Memorial JK, em Brasília (DF), como laterais; estátua do Pelé em Santos (SP) e estátua do Zico no Rio de Janeiro (RJ) como atacantes e figurinhas de ouro. CLIQUE AQUI e saiba mais detalhes.

ATENTO(A) AOS JOGOS

Fique de olho e não perca os jogos da seleção nesta primeira fase da Copa do Mundo no Catar. Além do jogo desta quinta-feira (24) contra a Sérvia, que foi transmitido às 16h (horário de Brasília), a seleção também vai enfrentar, na segunda-feira (28) a Suíça, às 13h (horário de Brasília) e Camarões, na sexta-feira (2/12), às 16h (horário de Brasília).