Turismo

Poke, tradicional prato havaiano, será a onda do verão em Maceió

Por Claudio Bulgarelli com Sucursal Região Norte 21/11/2022 15h22
Poke, tradicional prato havaiano, será a onda do verão em Maceió
Sunpoke - Foto: Reprodução

As churrascarias, os frutos do mar e a comida nordestina sempre estiveram presentes no cardápio do alagoano, em qualquer estação do ano. Depois veio a culinária europeia, italiana e francesa, sobretudo. Depois uma invasão japonesa com sushi, sashimi e temaki. Agora, a aposta na calorenta alta temporada dos alagoanos que está apenas começando é num prato ainda mais leve e fresco, que mistura peixe, como o salmão, polvo e um monte de verduras frescas, além de muitas frutas, como a manga e o abacate.

Sim, o Poke. Para quem não conhece o Poke é um prato havaiano, que partiu de Honolulu e embarcou na Califórnia, há cinco anos, desembarcou no Brasil por São Paulo e Rio de Janeiro e enfim chegou a Maceió para ser a principal atração do verão alagoano. Trata-se do peixe cru cortado em cubos, temperado e servido numa tigela. Parente do sashimi e do ceviche, o poke por ser um prato rápido, leve e substancioso, surgiu para alimentar os surfistas após a praia e avançou fora das praias para locais bacanas.

Em Maceió, com 3 anos de existência, o Sun Poke, da Ponta Verde, é um desses locais que soube captar a ideia de criar um fast food havaiano, oferecendo aos alagoanos uma proposta de ser uma refeição rápida, leve, completo e muito refrescante. E por conta disso, vem conquistando cada vez mais apreciadores em Maceió. O poke reúne arroz, saladas, cubos de peixe cru, grelhado ou marinado, cogumelos, legumes, frutas, além de uma série de outros acompanhamentos.

E desde que nasceu em Maceió, o Sun Poke tem se consolidado no paladar do público em função de suas características. Além de ser uma refeição absolutamente completa e saudável, o poke ainda combina perfeitamente com o clima tropical durante todas as estações do ano. O Sun Poke, localizado na avenida Álvaro Otacílio, na mesma galeria da Super Pizza, na Ponta Verde, fez uma aposta vencedora, já que preza pelo frescor dos ingredientes e em combinações que priorizam o sabor real dos acompanhamentos para proporcionar uma experiência gastronômica leve, saudável e acessível.

Para montar seu pedido no Sun Poke é bom entender que tem em sua base o arroz integral, arroz sushi, bifum, mix salada e legumes refogados. Pulando para as proteínas têm camarão, cevice (camarão, kani e salmão), pasta de salmão grelhado, salmão cheese, salmão cru e shitaki. Já nos acompanhamentos tem abacate, abacaxi, brócolis, cenoura roxa, cenoura, cream cheese, gengibre, kani, manga, milho, mix salada, repolho, sunomono e tomate. Os molhos são abacate com manjericão, shoyu, tare, tare com gengibre, tomate apimentado e muitos outros.