Turismo

MTur e Iphan entregam obra de restauração de igreja em Ouro Preto (MG)

Com investimento total de R$ 9,3 milhões, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias recebeu melhorias estruturais e artísticas

Por Victor Maciel / MTur 20/11/2022 17h04
MTur e Iphan entregam obra de restauração de igreja em Ouro Preto (MG)
Reinauguração da Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias restaurada em Ouro Preto (MG) - Foto: Roberto Castro / MTur

Após quase 10 anos fechada, a população de Ouro Preto (MG) recebeu na sexta-feira (18), a restaurada Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias. Com investimento na ordem de R$ 9,3 milhões, oriundos do governo federal e operacionalizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artísitico Nacional (Iphan) – autarquia vinculada ao Ministério do Turismo - a obra buscou recuperar, entre outras ações, a estrutura do edifício, resgatando as pinturas originais e a iconografia histórica do local.

Representando o ministro do Turismo, Carlos Brito, a presidente do Iphan, Larissa Peixoto, destacou a importância desta obra para o patrimônio histórico e para o turismo do Brasil. “Após dez anos fechada em virtude do ruim estado de conservação, hoje com muita alegria nós estamos devolvendo esta igreja totalmente restaurada para a comunidade. Ela que representa a união do patrimônio material e imaterial e que merece ser conhecida não só pelos mineiros, mas pelos brasileiros que venham a Ouro Preto”, destacou.

As melhorias realizadas na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias incluem serviços de conservação e restauração, limpeza e higienização química das superfícies e o desmonte parcial de estruturas. Além disso, o espaço passou por remoção de repinturas e camadas de cera, consolidação dos suportes e elementos de estruturação, nivelamento e reintegração das policromias e douramentos, imunização preventiva contra a ação de xilógrafos, aplicação de vernizes, entre outros tratamentos de finalização e restauro do prédio.

O prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo Santos, agradeceu ao governo federal a realização e entrega da obra e ressaltou o talento da equipe que atuou na restauração da igreja. “Recebemos com muita alegria essa obra concluída que mostra o talento dos restauradores, dos exploradores e a riqueza desse patrimônio, que é símbolo da devoção e da fé do nosso povo”, pontuou.

A saudade de visitar a igreja levou a senhora Margarida Maria da Silva a prestigiar a entrega da obra e reabertura do santuário. Segundo ela, o momento é de agradecer a volta do espaço. “Para mim, isso está uma beleza. Há quanto tempo que a gente tinha saudade de vir aqui e não podíamos. Agora, graças a vocês temos de volta esta benção”, declarou.

A IGREJA

Considerada um dos mais importantes exemplares da arquitetura religiosa brasileira, a Igreja Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias traz em seu programa arquitetônico um panorama das matrizes mineiras setecentista. Sua história estabelece relações diretas com a própria constituição urbanística da cidade de Ouro Preto, espelhando também a euforia econômica promovida pelo ciclo do ouro em Minas Gerais.

A igreja passou por diversas obras, intervenções e melhorias internas até a segunda metade do século 18. De lá para cá, ela foi sede de diversos acontecimentos históricos, dentre elas a posse de governadores, além de acolher os restos mortais de Aleijadinho, patrono das artes no Brasil. Na antiga sacristia está instalado o Museu Aleijadinho, onde podem ser admiradas várias obras do mestre, como a imagem de São Francisco de Paula e um cristo crucificado.