Turismo

São José da Laje na Rota Turística dos Quilombos e suas atrações

Por Claudio Bulgarelli – Sucursal Região Norte com Tribuna Independente 19/11/2022 08h20 - Atualizado em 19/11/2022 18h27
São José da Laje na Rota Turística dos Quilombos e suas atrações
Igreja Matriz de São Carlos e São José, em estilo barroco, foi construída no município no ano de 1923 - Foto: Prefeitura de São José da Laje

Tendo como maior atração a Reserva Ecológica Osvaldo Timóteo, uma área voltada para o reflorestamento e conservação da Mata Atlântica, o município de São José da Laje, localizado na região Serrana dos Quilombos, distante cerca de 100 Km de Maceió, e uma das principais cidades da zona da mata Alagoana, é o nosso destino de fim de semana dentro do Mapa do Turismo Brasileiro.

Conhecida como a “Princesa das Fronteiras”, o município, que tem um grande potencial turístico, ainda a ser explorado, tem em seu cardápio turístico a Usina Serra Grande, fundada em 1894 no engenho Serra Grande, que era um marco maior da economia; a Casa dos Signos, conhecida também como Solar dos Pinheiros, que teve sua construção iniciada em 1952; a Igreja Matriz de São Carlos e São José, em estilo barroco, construída em 1923 e o Museu Maria Fumaça, composto por um rico acervo com registros fotográficos, mobiliário e maquinário, permitindo ao público o acesso aos registros de toda a sua história.

Mas já incluída no panfletos de agências online que vendem excursões para aventuras na natureza, a Reserva Ecológica, criada para amantes da ecologia, oferece um diferencial inédito da região com seu perímetro preservado da Mata Atlântica, corredor de bambuzais, nascentes de água potável, lagos, espaço de preservação de aves e pássaros em extinção, o visitante pode optar por passar um dia ecológico ou então ficar na pousada (localizada dentro da reserva) e respirar ares diferentes, o que é sempre legal.

Foi assim que a propriedade de Osvaldo Timóteo foi considerada como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), em 2007, ou seja, é uma área integrante das Reservas Particulares do Patrimônio Natural do Brasil. Isso quer dizer que são áreas de conservação da natureza em terras privadas. Este tipo de reserva tem como objetivo promover a educação ambiental, atividades científicas, culturais, recreativas e de lazer. Lá também se desenvolvem atividades econômicas que não comprometem o equilíbrio ecológico como o ecoturismo.

Durante esses anos já foram catalogadas mais de 80 espécies de aves, centenas de tipos diferentes de espécies de plantas e uma grande variedade de animais e répteis, como tatu, teju, raposas, preguiças, camaleões, cobras de várias espécies, entre outros animais vivendo livremente pela reserva. A reserva possui atualmente todo suporte técnico e científico para garantir o manejo correto do solo, o uso controlado da água e da energia, além de servir para pesquisadores que se interessam em realizar trabalhos e pesquisas de cunho ambiental. Conta ainda com apoio logístico e de infraestrutura para receber visitantes e amantes da ecologia que queiram conhecer e aproveitar com responsabilidade os recursos naturais.