Turismo

União dos Palmares é destino do Roteiro Turístico dos Quilombos

Por Claudio Bulgarelli – Sucursal Região Norte com Tribuna Independente 12/11/2022 09h18
União dos Palmares é destino do Roteiro Turístico dos Quilombos
Monumento do Quilombo dos Palmares, ponto turístico declarado como Patrimônio Histórico do Brasil - Foto: Reprodução

Nosso primeiro destino do Mapa do Turismo Brasileiro pelo Roteiro Turístico dos Quilombos, aproveitando o mês que marca o Dia da Consciência Negra, no domingo, dia 20 de novembro, é União dos Palmares, que ao lado de São José da Laje, Quebrangulo, Viçosa e Ibateguara, forma uma região de grande importância histórica ligada à época do Quilombo dos Palmares.

Apesar do grande apelo turístico, a região onde fica a Serra da Barriga, cenário do Quilombo dos Palmares, o maior e mais importante agrupamento de negros escravos fugitivos do Brasil, ainda carece de divulgação e de fazer parte do roteiro das agências receptivas.

O mais importante é saber que toda essa região fica a pouco mais de uma hora e meia de carro de Maceió, portanto é fácil para se visitar.

Serra da Barriga

O principal ponto de atração turística é a Serra da Barriga, em União dos Palmares, cenário de notório valor histórico, que recebe visitantes de todo o Brasil e do mundo, em função do Parque Memorial do Quilombo dos Palmares. Mas na região é ainda possível aproveitar atrações como passeios ecológicos, caminhadas por trilhas em áreas de mata atlântica, banhos de cachoeiras e observação de aves e animais silvestres.

União dos Palmares, banhada pelo Rio Mundaú, a 76 km de Maceió, faz parte da região serrana e que ficou internacionalmente conhecida por ser “A Terra da Liberdade”, já que foi nela onde foi dado o primeiro grito de liberdade por Zumbi dos Palmares. Um dos pontos turísticos da cidade é a Serra da Barriga, famosa pelo monumento do Quilombo dos Palmares, ponto turístico declarado como Patrimônio Histórico do Brasil. Outro local muito importante da cidade é a Casa Jorge Lima, dedicada ao poeta alagoano.

Também merece uma visita a Casa de Maria Mariá, instalada na antiga residência da historiadora Maria de Castro Sarmento, onde é possível encontrar vários e diferentes objetos que refletem a vida na zona da mata alagoana. Tem ainda a Casa de Cultura Palmarina e a Fazenda Anhumas. Sem contar cachoeiras e fauna e flora diversificadas, com trilhas em plena Mata Atlântica, que completam o tour histórico-ambiental da região.

Para quem pretende acompanhar as atividades que antecedem o dia da Consciência Negra, o evento afro cultural Vamos Subir a Serra 2022 terá programação em Maceió e na Serra da Barriga, até o dia 19. No alto da Serra terá duas atividades, o “Malungos e Erês abraçando Palmares”, que terá uma ampla programação dedicada aos malungos em que artistas, ativistas, educadores e religiosos enriquecerão as atividades no Parque Memorial. Já os Erês, são uma referência às crianças e adolescentes, estudantes de escolas públicas da região que poderão acompanhar, vivenciar e aprender sobre a história e a cultura do povo negro de Alagoas e de todo o Brasil.