Turismo

Alagoas é o destino turístico ideal para o 'feriadão'

Com atrações do Sertão ao Litoral, o destino reúne praias, rios, cânions, cachoeiras e muita cultura

Por Cecília Tavares / Ascom Sedetur 11/11/2022 16h47
Alagoas é o destino turístico ideal para o 'feriadão'
Praia do Francês - Foto: Ascom Prefeitura de Marechal Deodoro

Alagoas é um destino de infinitas possibilidades. Do mar verde-esmeralda, emoldurado por extensos coqueirais, às belíssimas cidades históricas e os imponentes cânions do rio São Francisco, o destino reúne uma diversidade de produtos e roteiros turísticos para todos os gostos. Confira quatro destinos especiais em Alagoas para aproveitar o feriadão da Proclamação da República, comemorado no dia 15 de novembro:

PRAIA DO FRANCÊS

Considerada uma das praias mais bonitas de Alagoas, a praia do Francês é hoje um point muito procurado por quem visita Maceió. Ela está localizada na cidade de Marechal Deodoro, a cerca de 25 km da capital alagoana. Boa parte da praia está cercada por uma barreira de corais que, durante a maré baixa, faz com que a praia se pareça com uma piscina com águas calmas, perfeita para quem está com crianças e não quer encarar um local com ondas fortes.

Do lado direito da praia, sem a proteção da barreira de corais, as condições são ideais para a prática de surf e kitesurfe. Há também um belíssimo coqueiral na região que, ao final da tarde, compõe um cenário com pôr do sol inesquecível e perfeito para quem quer relaxar no feriadão.

PONTA VERDE

Com inúmeros coqueiros ao longo de sua orla, a praia da Ponta Verde, localizada em Maceió, é considerada uma das praias urbanas mais bonitas do Nordeste. Seu símbolo, o Farol da Ponta Verde, fica incrustado na incrível barreira de corais que compõe a região. Com boa infraestrutura de barracas e alguns ambulantes que circulam no local, a praia é ideal para frequentar com crianças durante a maré baixa, e também para a prática de caiaque, mergulho, stand-up paddle, natação e windsurf.

A Ponta Verde é ideal também para a prática de atividades físicas. A orla e ciclovia são perfeitas para longas caminhadas ou um belo passeio de bicicleta. Uma caminhada no final da tarde na região oferece um pôr do sol inesquecível.

PRAIA DO PATACHO

Areias claras, água translúcida, coqueiros a perder de vista e muito sossego. Assim é a praia do Patacho, localizada no município de Porto de Pedras, em Alagoas. Incrustada na já famosa Rota Ecológica dos Milagres, onde se localizam os municípios de Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres e Passo de Camaragibe, a praia é sinônimo de sustentabilidade e recebeu, em 2021, pelo segundo ano consecutivo, o selo Bandeira Azul, certificação internacional que promove o desenvolvimento sustentável em áreas de água doce e marinha.

Na maré baixa é possível chegar a pé às piscinas naturais que, com suas águas mornas e conjunto de corais e peixinhos multicoloridos, encantam os visitantes. A região, que é famosa pela exclusividade, possui pousadas de charme, com ambientes que unem o rústico ao luxo e entregam sonhos, sem perder a tranquilidade de uma pequena vila de pescadores com clima de interior, sendo o destino ideal para relaxar e curtir o sol e mar.

QUILOMBO DOS PALMARES

Berço de Zumbi dos Palmares, líder da resistência negra, a região dos Quilombos, na Zona da Mata alagoana, acolhe algumas cidades importantes, como Viçosa, Quebrangulo e União dos Palmares, ricas em cultura e história.

Patrimônio Cultural do Mercosul, a Serra da Barriga, em União dos Palmares, é um marco na luta dos escravos no Brasil e um lugar carregado de emoções. O Parque Memorial preserva a história, através de construções, objetos religiosos e expressões culturais. No artesanato da região, o destaque fica com o povoado quilombola de Muquém, terra da mestra artesã e Patrimônio Vivo de Alagoas, Dona Irinéia, cuja produção de peças em cerâmica já ganharam o mundo.

A região é ainda sinônimo de mata e aventuras. A cachoeira do Anel, no município de Viçosa, é um dos atrativos imperdíveis da região, assim como as cachoeiras da Tiririca e Dias D´ávila, em Murici, cidade com a maior reserva de Mata Atlântica proporcional do Nordeste.

Durante o mês de novembro há uma programação especial no Quilombo, em comemoração ao Dia da Consciência Negra, com apresentações culturais, shows e diversos outros eventos.