Turismo

Cachoeira da Tiririca será divulgada por influenciadores e turistas italianos

Por Claudio Bulgarelli com Tribuna Independente 10/11/2022 06h40 - Atualizado em 10/11/2022 14h40
Cachoeira da Tiririca será divulgada por influenciadores e turistas italianos
Cachoeira da Tiririca fica localizada na Fazenda Boa Sorte, no município de Murici, na Zona da Mata - Foto: Reprodução

A Cachoeira da Tiririca, que fica na Fazenda Boa Sorte, em Murici, município que abriga a maior área contínua de Mata Atlântica de Alagoas, já conhecida pelo turismo regional, recebeu, pela primeira vez, um grupo formado por influenciadores e turistas italianos que estiveram na região para conhecer uma das quedas d’água mais belas de Alagoas.

A visita do grupo, que esteve acompanhado pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcos Correia, teve como objetivo conhecer as belezas naturais do município, para realização de um grande trabalho de divulgação na Itália que vai beneficiar toda a região.

A propriedade, que fica na zona rural de Murici, cidade que está a 55 km de Maceió, tem mais de 25 anos de história, recebendo visitantes durante o ano inteiro, inclusive nos fins de semana e feriados. O local, uma Reserva Particular do Patrimônio Natural, que possui 200 hectares, sendo 40 destinados ao turismo, com uma incrível variedade de vegetação da Mata Atlântica, além de muitos pássaros e pequenos animais, tem na cachoeira da Tiririca, sua maior atração.

Para chegar até a cachoeira é preciso caminhar por uma trilha de quase 3 quilômetros, entre mata, pedras e trilhas. A fazenda, que cobra um valor de entrada, oferece guias para o caminho até a cachoeira, que não é perigoso, mas que exige atenção, pois muitos trechos são escorregadios. O caminho é longo, mas a vista vale a pena, pois a cachoeira é linda e boa para o banho, além de ter uma vista maravilhosa da mata abaixo.

E muita gente se pergunta a origem do nome Tiririca. De acordo com o secretário, esse nome foi dado por um repórter do SBT há mais de 25 anos, quando esteve no local e ao ver que no topo da cachoeira havia grande quantidade de uma gramínea conhecida como tiririca navalheira por ter folhas afiadas o suficiente para cortar a pele, ele resolveu batizar a cachoeira.

Para Marcos Correia, o município, que vem atraindo muitos visitantes, transformando sonhos em realidade, o grupo de italianos é somente o primeiro de muitos que virão.