Turismo

Piaçabuçu possui a praia mais longa do Estado de Alagoas

Por Claudio Bulgarelli – Sucursal Região Norte 05/11/2022 08h15 - Atualizado em 06/11/2022 10h15
Piaçabuçu possui a praia mais longa do Estado de Alagoas
Foz do Rio São Francisco, no município de Piaçabuçu, mostra parte da beleza do Litoral Sul alagoano - Foto: Divulgação

Em Piaçabuçu, último roteiro do Sul de Alagoas e do Caminhos do São Francisco, três atrações atraem turistas do mundo inteiro: as dunas, a visita a Foz do Rio São Francisco e as praias. Mas um dado chama a atenção: o município, que possui 40 km de areias contínuas, tem na praia do Pontal do Peba a mais extensa do estado de Alagoas e uma das maiores do Brasil.

Com uma economia, em grande parte, voltada ao turismo, Piaçabuçu tem no famoso passeio à foz do Rio São Francisco, feito em barcos particulares que saem do centro da cidade, seu maior atrativo. As dunas de areias claríssimas e várias lagoas de águas mornas compõem a Foz do Rio São Francisco, bem como o encontro das suas águas com as do mar. Chegando ao encontro do rio com o mar, as embarcações ficam ancoradas por uma hora, tempo estabelecido pelo Ibama para cada visita ao delta.

Toda a região de Piaçabuçu é uma verdadeira maravilha da natureza, começando no delta de São Francisco, e claro, passando pelo Pontal do Peba.

Aqui tem todo um paraíso ecológico coberto de águas claras e muitos animais silvestres, como as tartarugas marinhas, já que o local, atualmente área de proteção ambiental, é o ponto mais importante de desova de Alagoas. O clima é bastante ameno, e por isso se torna o lugar perfeito para quem precisa descansar, e para quem necessita de passar um tempo longe da rotina. Tem uma faixa de areia grossa, de tons dourados, e de grande extensão. Se estende a sul por cerca de 30 Km de douradas dunas até chegar à foz do Rio São Francisco. Uma curiosidade: o nome “Peba” vem de tatupeba (tupi antigo) que quer dizer tatu achado. Na língua portuguesa esse animal também é conhecido como tatupeba.

E fora do circuito turístico, existe uma pequena comunidade, que vive à margem da tecnologia. É a comunidade do Pixaim, descendentes de quilombolas, que moram em casas rústicas e espartanas entre as dunas da área de proteção ambiental da Foz do São Francisco. Atualmente a comunidade, que não passa de 100 pessoas, quase todos adultos e velhos, se consideram migrantes dentro do mesmo território, mudando de casa de tempos em tempos. Vivem entre as lagoas de água doce e árvores de cajueiro. Nosso último destino do roteiro turístico Caminhos do São Francisco é uma joia rara de Alagoas.