Turismo

Conheça os primeiros 'convocados' para a Copa do Mundo do Ministério do Turismo

Patrimônios integram álbum de figurinhas da Pasta em ação que une esporte e turismo

Por Nayara Oliveira / MTur 04/11/2022 18h22
Conheça os primeiros 'convocados' para a Copa do Mundo do Ministério do Turismo
No total, 11 monumentos brasileiros comporão o álbum - Foto: Roberto Castro / Ascom MTur

Apresentando em campo os dois primeiros “jogadores” do time do MTur para a Copa do Mundo de 2022: Cristo Redentor e Padre Cícero. Isso mesmo! O Ministério do Turismo entrou no clima do mundial e lança, nesta sexta-feira (04.11), seus primeiros “convocados” que unem esporte e turismo para o Brasil e para o mundo. A ação é uma analogia ao time da seleção brasileira que vai jogar no mundial de 2022, no Catar. Agora, em novembro, o MTur vai “convocar” 11 monumentos que fomentam o turismo de norte a sul e que são dignos do hexa, do hepta, e de todos os títulos possíveis.

LATERAL

Sem mais delongas, vamos conhecer mais detalhes dos nossos primeiros jogadores do MTur. O turista já pode soltar o grito de campeão, pois entra em campo o lateral Cristo Redentor. Natural do Rio de Janeiro (RJ), ele é aclamado por viajantes do Brasil e do mundo, carregando o peso de ser um dos atrativos mais visitados do país. O monumento é uma estátua de Jesus Cristo de 38 metros de altura que fica no alto do Corcovado e está situado no Parque Nacional da Tijuca, a 710 metros do nível do mar, de onde se pode ver uma das mais belas paisagens da #CidadeMaravilhosa.

O Cristo Redentor é um gigante não só no tamanho, mas também na dimensão que proporciona para o turismo. De braços abertos sobre a Guanabara, a estátua recebe, em média, 10 mil visitantes por dia. O nosso lateral é a maior e mais famosa escultura Art Déco do mundo. Começou a ser planejado em 1921 e foi inaugurado dez anos depois. Ao todo são 220 degraus que levam até os pés do Cristo, eleito uma das Sete Maravilhas do Mundo.

Para chegar ao monumento, o turista faz um passeio de trem, atravessando a Mata Atlântica até chegar ao topo da montanha. O acesso também é feito por meio de três elevadores panorâmicos e quatro escadas rolantes. No quesito visual, o Cristo também é campeão, pois proporciona ao visitante uma vista panorâmica da cidade.

VOLANTE

O segundo convocado do time é Padre Cícero, volante da seleção do MTur. Natural de Juazeiro do Norte (CE), o nosso nordestino arretado foi inaugurado em novembro de 1969 e é uma homenagem a Cícero Romão Batista, o Padre Cícero, que nasceu em Crato (CE), em 24 de março de 1844, e foi um importante cidadão, sendo um dos responsáveis pelo crescimento de Juazeiro do Norte, que se transformou na mais importante cidade do interior do Ceará.

A estátua está localizada no alto da Serra do Catolé, também conhecida como Colina do Horto, e reúne turistas e devotos de várias partes do Brasil para exercerem sua fé e aliarem esse momento à contemplação de uma linda paisagem, onde o turista consegue visualizar a cidade.

O nosso volante é a terceira maior estátua do mundo esculpida em concreto, possui 27 metros de altura e foi construído em um lugar mais que especial, pois era o cantinho escolhido pelo sacerdote para os seus retiros espirituais. A estátua é uma das mais visitadas da cidade e, de acordo com o IBGE, estima-se que o monumento receba cerca de 2,5 milhões de visitantes por ano. No local, há um pequeno museu e uma igreja compondo, ainda, a estrutura turística do atrativo. A vista do nosso volante proporciona contato com a natureza, pois, de lá, é possível avistar a Chapada do Araripe.

ÁLBUM DE FIGURINHAS DO MTUR

Assim como o da Copa, o MTur vai lançar um álbum de figurinhas com 11 monumentos – em alusão aos 11 jogadores de futebol que integram o time principal da seleção brasileira. O álbum de figurinhas do MTur vai contar com as imagens de estátuas brasileiras que estão espalhadas em todo o país. Todos os monumentos terão suas informações destacadas, como peso, altura, posicionamento no mapa do Brasil, além de um QR code que, quando escaneado, direciona o público para a localização exata no Google Maps. Como todo bom álbum que se preze, o exemplar do Turismo também contará com figurinhas lendárias e inesquecíveis.

CLIQUE AQUI para mais informações sobre a ação do MTur.