Turismo

Praia do Patacho recebe selo Bandeira Azul pelo segundo ano consecutivo

Localizada em Porto de Pedras, é a primeira de Alagoas a contar com a certificação internacional

Por Isabella Padilha / Ascom Sedetur 01/11/2022 18h05 - Atualizado em 01/11/2022 22h06
Praia do Patacho recebe selo Bandeira Azul pelo segundo ano consecutivo
Praia do Patacho - Foto: Lucas Meneses / Ascom Sedetur

Águas cristalinas, areia branquinha e uma praia com uma certificação internacional ecológica. A praia do Patacho, em Porto de Pedras, recebe, pelo segundo ano consecutivo, o selo Bandeira Azul, válido para a temporada 2022-2023.

Ao lado de outras três praias nordestinas, todas na Bahia, e outras 16 espalhadas entre os Estados de São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Espírito Santo, a praia do Patacho é a única de Alagoas que conta com a certificação.

“Essa certificação foi uma conquista muito grande para o Estado de Alagoas. Fizemos um trabalho em conjunto com o município e a população para receber o Bandeira Azul. Ter a renovação de um selo internacional em uma das nossas praias garante o fortalecimento do turismo e a certeza de que temos uma gestão que trabalha pensando também no meio-ambiente”, afirma a secretária de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Caroline Balbino.

Bandeira Azul

Com critérios rígidos, o programa Bandeira Azul estabelece que praias com sua certificação devem ter atividades de educação ambiental a moradores e turistas, informações sobre a qualidade da água disponíveis aos usuários, além de dados dos ecossistemas locais e fenômenos naturais, incluindo código de conduta que reflita as leis e normas relativas ao uso da praia.

Para receber o prêmio, uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente. A certificação ecológica é concedida apenas para praias, marinas e embarcações turísticas que seguem rigorosamente esses critérios.

A certificação da Bandeira Azul promove o desenvolvimento sustentável em áreas de água doce e marinhas. O programa estimula as autoridades locais e os gestores de praia a alcançarem altos padrões de qualidade em quatro temas: qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança. Ao longo dos anos, o programa tornou-se um rótulo ecológico altamente respeitado e reconhecido, trabalhando para reunir os setores de turismo e meio ambiente em níveis local, regional e internacional.