Turismo

MTur e UFF iniciam validações do projeto Experiências do Brasil Rural em Serra Negra (SP)

Cidade paulista apresentou as atividades da Rota Turística do Café para a equipe técnica da iniciativa federal

Por Victor Maciel / MTur 25/10/2022 18h32
MTur e UFF iniciam validações do projeto Experiências do Brasil Rural em Serra Negra (SP)
A Rota do Café participou da validação do Experiências do Brasil Rural - Foto: MTur / Divulgação

Vivenciar a cultura e a produção de cafés especiais aliado às belezas naturais e às delícias gastronômicas de uma das mais belas regiões do estado de São Paulo. Foi o que técnicos do Ministério do Turismo e da Universidade Federal Fluminense (UFF) experimentaram nesta semana durante a validação da “Rota Turística do Café”, em Serra Negra (SP). O roteiro foi o primeiro dos seis que fazem parte da edição 2022 do “Experiências do Brasil Rural” a receberem a equipe do projeto, que também conta com a participação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Na “Rota Turística do Café”, os especialistas puderam vivenciar experiências históricas, culturais e de aventura, como por exemplo a “Trilhando na Cachoeira de Pedra”, no Recanto das Cachoeiras, onde usufruíram de caminhadas ecológicas, quedas d’águas e uma área de dar inveja aos grandes centros. A pesca também fez parte do variado roteiro. Através do “Pesca, Prosa e Prove”, no Sítio Bom Fim, foi possível pescar o peixe e colher hortaliças diretamente da horta e degustá-los em um delicioso almoço.

E por falar em culinária, no Alambique e Restaurante Olivotto, os representantes do projeto provaram saborosos pratos típicos da cidade, como a Panceta de Porco, e o feijão com bacon inconfundível que só quem vai ao empreendimento consegue provar.

Já no campo cultural, o Museu do Café, na Pousada Vale do Ouro Verde, trouxe um pouco mais da história e da cultura da produção do produto, além da formação da rota turística, fundada por Nelson Bruni. Ele dá uma aula sobre o processo de colheita, moagem e torração do café, finalizada com um delicioso lanche.

O café também foi o tema de outras duas experiências: “Do Pé à Xícara” e o “Passe seu café aqui da rota”. O primeiro, localizado no Café Nonno Marchi, exemplifica toda a história da plantação e ainda oferta um passeio pelo cafezal, que produz um dos cafés mais premiados do país. Já o segundo, realizado no Café do Pouso, oferta, de forma descontraída, o desfrute de todos os cafés produzidos na região, além de cachaça, gin, produtos da agricultura familiar de Serra Negra (SP) e um belíssimo pôr do sol, o que torna tudo uma experiência única. Por fim, os técnicos visitaram a “Mini-hidrelétrica”, na pousada Cachoeira dos Sonhos, que oferta aos visitantes curiosidades de uma produção de eletricidade caseira.

ETAPAS

A fase inicial do projeto envolveu um diagnóstico das rotas, que indicou pontos fortes e quesitos passíveis de aprimoramento. Em seguida, houve capacitações e a formatação de vivências nos destinos. Agora, os produtos e serviços desenvolvidos estão sendo validados durantes o mês de novembro, a partir de visitas presenciais de coordenadores do projeto. Por fim, o Experiências do Brasil Rural vai focar em ações de apoio à promoção e à comercialização desses roteiros.

SERRA NEGRA

Rodeada por montanhas da Serra da Mantiqueira, a cidade ficou conhecida turisticamente pela utilização de suas águas para tratamento de saúde. Desde então, o município cresceu e desenvolveu outras potencialidades, recebendo milhares de visitantes anualmente. Um dos grandes atrativos é a diversidade de lojas e comércio, sendo considerada um shopping a céu aberto, com produtos que vão desde a lã ao couro. Outro segmento importante na região é o turismo esportivo. São seis rotas para mountain bike, quatro de speed bike e três de motociclismo, sem contar as várias atividades de aventura.

E não podemos esquecer do turismo rural, uma vocação do município, com diversas propriedades que desenvolvem o plantio de café e cultivo de produtos orgânicos. Além disso, há a fabricação de laticínios, vinhos, cachaça e as mais belas paisagens naturais que levam os turistas a chamá-la de “Toscana Brasileira”.