Turismo

Traipu tem passeios pelo São Francisco, trilhas e história

Desde 2018 município também faz parte do Mapa do Turismo Brasileiro

Por Claudio Bulgarelli - Sucursal Região Norte 22/10/2022 08h20 - Atualizado em 22/10/2022 10h50
Traipu tem passeios pelo São Francisco, trilhas e história
Do município de Traipu saem os passeios pelo Velho Chico, além de várias outras atrações turísticas - Foto: Ascom Traipu

Os passeios pelo Rio São Francisco, com suas praias e ilhas, onde existe até um monumento ao Velho Chico, que serve de cenário para fotos e postagens; as várias trilhas pela região seca da caatinga e sobrados antigos, que faz parte da história, pela visita de Dom Pedro II, são as atrações do município de Traipu, que desde 2018 também faz parte do Mapa do Turismo Brasileiro juntamente com Água Branca, Delmiro Gouveia, Olho d’Água do Casado, Pão de Açúcar, Piranhas, São Brás, Porto Real do Colégio, Penedo e Piaçabuçu, todos inseridos dentro do roteiro turístico caminhos do São Francisco. Traipu, palavra indígena que significa “muitos peixes”, encravado entre sinuosas serras do sertão de Alagoas, apresenta um grande potencial turístico, que só recentemente vem sendo descoberto pelo turismo nacional.

Com um visual inigualável e belezas cênicas únicas, o município tem sua história marcada pela visita de Dom Pedro ll, em outubro de 1859, que chegou através do Rio São Francisco e se encantou com o local. O imperador ficou hospedado na Casa da Câmara, um sobrado que resiste ao tempo, conhecido como o casarão de Berílio Mota, e que possui a originalidade da arquitetura colonial da época. Dom Pedro também esteve na Igreja de Nossa Senhora do Ó, que na época estava sendo construída a primeira torre da capela. Tem ainda a Biblioteca Central. Esses são os três pontos para uma visita turística.

Distante pouco menos de 150 quilômetro de Maceió, o município, que já desponta como um novo destino turístico estadual, tem como principal atração turística o majestoso Velho Chico, que em sua passagem por Traipu traçou detalhes naturais que formam praias fluviais, ilhas e enseadas.

No quesito ecoturismo, Traipu também tem suas atrações, como as trilhas. A do Buraco da Maria Pereira e a Serra da Tabanga, que embora não pertençam a Traipu, são referências do relevo da região. A Serra da Tabanga fica no outro lado do rio São Francisco, no município de Gararu em Sergipe. Por fim os passeios que saem de Traipu para a praia do Povoado Ilha do Ouro, localizada na área rural de Porto da Folha, mais precisamente na região de Alto Sertão, em Sergipe.

Tags: