Turismo

Quase metade do setor de bares e restaurantes já planeja ampliar quadro de funcionários este ano

Contratações buscam atender demanda a partir da Copa do Mundo e festa de Natal e Réveillon

Por Amanda Costa / MTur 18/10/2022 19h28 - Atualizado em 18/10/2022 22h58
Quase metade do setor de bares e restaurantes já planeja ampliar quadro de funcionários este ano
Movimento em bares e restaurantes aumenta e estabelecimentos planejam ampliar contratações - Foto: Rogério Cassimiro / MTur

De olho nas comemorações de Natal e Réveillon, além da Copa do Mundo de 2022 que começa no próximo mês, o setor de bares e restaurantes já planeja ampliar o quadro de funcionários, principalmente, para atender o aumento na demanda por estes serviços. Até o momento, 45% do setor afirmou ter a intenção de realizar contratações, sendo que dois em cada 10 iniciou a ampliação do quadro de funcionários no último mês.

Entre os empresários que pretendem contratar trabalhadores, 63% deles apontam como motivo o aumento na demanda por conta destes eventos que costumam aquecer o setor. Por outro lado, 20% dos empresários informaram que buscam mais gente para ampliar o negócio com novos produtos ou com a abertura de filiais.

As funções mais procuradas por quem pretende contratar são: auxiliar de cozinha (59%), garçom (55%), atendente (49%), cozinheiro (405), chefe de cozinha (17%) e gerente (14%). Os dados foram levantados pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) junto a 1.709 empresários do setor em todo o país entre os dias 21 e 30 de setembro deste ano.

Segundo a Abrasel, entre os fatores que contribuíram para esse otimismo dos empresários em atividades ligadas a bares e restaurantes estão a melhoria da emergência sanitária por conta da pandemia de Covid-19, a melhoria no poder aquisitivo, os benefícios sociais, a queda nos índices de desemprego e o aumento no número de pessoas frequentando bares e restaurantes.

RECUPERAÇÃO

O setor de turismo engloba mais de 50 segmentos em sua cadeia produtiva e, após os impactos da pandemia de Covid-19, tem se restabelecido. O Rio de Janeiro (RJ) é um dos locais que vem demonstrando crescimento, principalmente no Turismo de negócios, atribuído à grande realização de congressos, simpósios e conferências. De acordo com dados do Rio Convention Bureau, houve um crescimento de 490% desses eventos no estado, durante este ano.

O segmento gerou mais de US$ 217 milhões de dólares para a cidade desde janeiro e outubro de 2022. O Rio Convention aponta ainda que foram realizados 112 eventos no Rio, 40% deles na área de saúde. Esses encontros ajudaram a recolher US$ 10 milhões de dólares em Imposto sobre Serviços (ISS).