Turismo

Praia do Patacho recebe certificado internacional mais uma vez para a temporada de 2022 a 2023

Patacho é única praia de Alagoas que recebeu o selo Bandeira Azul

Por Cluadio Bulgarelli - Sucursal Litoral Norte com Tribuna Hoje 18/10/2022 13h03 - Atualizado em 18/10/2022 17h39
Praia do Patacho recebe certificado internacional mais uma vez para a temporada de 2022 a 2023
Receber a Bandeira Azul é conquistar a maior premiação global dedicada à gestão de praias - Foto: Divulgação

Ao lado de outras três praias nordestinas, todas na Bahia, e outras 16 espalhadas entre os Estados de São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Espírito Santo, a praia do Patacho, em Porto de Pedras, teve, no início do mês, a renovação do Certificado Internacional do Selo Bandeira para a próxima temporada. Assim, em 14 anos da existência do Projeto Bandeira Azul no Brasil, a praia do Patacho, continua a ser a única do Estado e a quarta do Nordeste com a certificação.

Bandeira Azul é um prêmio ecológico, voluntário, concedido a praias, marinas e embarcações de turismo. Para se qualificar a gestão para a Bandeira Azul, uma série de critérios com foco em ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente.

Receber a Bandeira Azul é conquistar a maior premiação global dedicada à gestão de praias. Em novembro, no início da temporada de verão no hemisfério sul, em evento presencial na cidade de Niterói – Rio de Janeiro, os premiados receberão as novas bandeiras. Além do evento, a coordenação nacional deve premiar as atividades de destaque em educação ambiental articuladas pelos gestores desses espaços, que é um dos critérios estabelecidos para garantir a certificação. Porto de Pedras também está concorrendo nesse item com um vídeo produzido pela própria comunidade chamando atenção para o aquecimento global e suas consequências para a natureza.