Turismo

Engenharia de pontes brasileiras compõe atrativos turísticos

Travessias impressionam visitantes com construções e vistas proporcionadas pelas paisagens dos centros urbanos brasileiros

Por Vitória Moura / MTur 17/10/2022 23h29
Engenharia de pontes brasileiras compõe atrativos turísticos
Ponte Forte Redinha em Natal no Rio Grande do Norte - Foto: Vlademir Alexandre / MTur

O Brasil é mestre em criar grandes obras e apresentar uma variedade de construções. Assim são as pontes, que inicialmente foram construídas para auxiliar na rota dos viajantes e cidadãos das cidades, mas, para além disso, ultrapassam as barreiras de conexões e se transformam em um atrativo turístico, diversificando a paisagem, a engenharia e proporcionando uma vista linda das cidades brasileiras.

Com um visual diferente, a Ponte Octávio Frias de Oliveira, em São Paulo (SP), é uma das mais belas do país. A ponte é a única do mundo que é literalmente cortada por duas pistas e ligada por somente um mastro, conhecida com um dos cartões postais da cidade. Ao anoitecer a estrutura se destaca através do contorno das veigas, refletindo cores vivas e vibrantes que emocionam quem passa pelo atrativo turístico.

Chegando na região Sul do país, a Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis (SC), foi inaugurada em 1926 e tombada em 1992 como Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico de Florianópolis. A estrutura de aço contempla parte do mar de Floripa e é um ponto de referência para uma bela vista panorâmica do centro da cidade.

Atravessando a Baía de Guanabara, popularmente conhecida como Ponte Rio-Niterói, está a Ponte Presidente Costa e Silva, a maior estrutura de concreto protendido do Hemisfério Sul, que fica localizada no estado do Rio de Janeiro. Com 72 metros de altura, a estrutura está entre as sete maiores do mundo, de acordo com a Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha do Brasil, e é uma gigante também para a atração de turistas e fomento na economia.

Sendo a segunda maior ponte urbana do país e a maior do Nordeste, localizada no estado de Sergipe, a Ponte Aracaju-Barra dos Coqueiros – também conhecida como Ponte Construtor João Alves - é muito visitada pelos amantes da fotografia, pois proporciona uma vista impressionante e um ótimo fundo de tela para os turistas. Uma característica única dessa ponte são seus cabos que correm diretamente da torre para o convés, com uma série de linhas paralelas.

Não poderíamos deixar de fora a capital do país, caracterizada pelos belos monumentos e sendo um deles a ponte Juscelino Kubistchek (Ponte JK), que funciona como ligação entre as cidades e contempla uma linda vista do Lago Paranoá. A ponte tem uma travessia total de 1200 metros, altura máxima de 62 metros e é formada por três aros assimétricos e quatro estruturas de base submersas, sendo criado como uma imagem que remete a uma pedra quicando em um lago.