Turismo

Pão de Açúcar é o lugar ideal para turismo arqueológico e o ecoturismo

Por Claudio Bulgarelli – Sucursal Região Norte 15/10/2022 09h40 - Atualizado em 15/10/2022 15h42
Pão de Açúcar é o lugar ideal para turismo arqueológico e o ecoturismo
Pão de Açúcar possui 11 sítios arqueológicos que revelam um pouco da vida pré-histórica da região - Foto: Reprodução

No roteiro turístico Caminhos do São Francisco, Pão de Açúcar já é considerado um dos municípios do sertão alagoano com maior potencial para desenvolvimento do turismo de aventuras e arqueológico. Além de oferecer bons roteiros de passeios, numa mistura de paisagens naturais, possui 11 sítios arqueológicos que revelam um pouco da vida pré-histórica da região.

Tudo isso faz parte do roteiro de algumas agências receptivas de Maceió, sobretudo, aquelas agências online que se destacam pela descoberta de novos destinos.

O mais importante sítio arqueológico se encontra no povoado de Meirus, onde foram encontradas pinturas rupestres e ossadas de dinossauros, além de outros animais pré-históricos.

O ambiente que viria a ser área de extração de minérios, acabou sendo tombado em 2012, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por guardar um importante registro de povos pré-históricos da região. Trata-se do Sítio Arqueológico da Pedra do Sapo, localizado no Sítio Bom Nome, há cerca de 60 minutos da zona urbana.

Ilha do Ferro

Mas para efeito de exploração turística, a maior atração do município é a famosa Ilha do Ferro, sobretudo, devido à presença de um rico artesanato que faz muito sucesso. São obras produzidas a partir de galhos secos, troncos de árvores e raízes de árvores mortas.

Tem ainda o bordado Boa Noite, trabalho único no Brasil, executado pelas mulheres do local. Desvalorizado e quase esquecido, esse bordado foi revitalizado, aperfeiçoado e atualizado no tocante a tamanhos e funções, incorporando novas influências da vida moderna.

Outro importante passeio, claro, inclui o Velho Chico. Em jangadas a vela ou em catamarãs o turista pode ir até os grandes cânions que existem em toda a região.

Mas você pode também dar um mergulho na prainha ou até nas piscinas naturais que se formam.

O município é cercado por serras com trilhas prontas para serem percorridas pelos apaixonados de aventura e bons caminhantes. A melhor indicação, é a mais famosa é a trilha no Pé da Serra, com acesso pelo povoado de Impoeiras.

Lá do alto tem-se uma visão privilegiada da cidade, com possíveis avistamentos de animais e plantas nativas da região do sertão. Outra opção de turismo de aventura é a trilha até a Pedra do Navio, com acesso pelo povoado Meirus.

Ao longo do caminho o visitante vai passar por comunidades de remanescentes quilombolas e algumas construções antigas. Outra opção de tirar o fôlego é subir o Morro do Cavalete, aos pés do Cristo Redentor, com vista para o Rio São Francisco.