Turismo

Workshop com a Embratur aborda inteligência de mercado para o turismo alagoano

Assessor executivo da Embratur trouxe dados sobre a evolução do turismo e as tendências pós-pandemia

Por João Paulo Macena - Savannah Comunicação Corporativa 13/10/2022 18h48
Workshop com a Embratur aborda inteligência de mercado para o turismo alagoano
Workshop da Embratur em Alagoas - Foto: Ascom Sebrae

Com o propósito de aproximar a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) do trade turístico de Alagoas, o Sebrae Alagoas realizou, na última terça-feira (11), em sua sede, em Maceió, o Workshop Inteligência de Mercado com a Embratur. Essa ação também teve o objetivo de apresentar dados e tendências customizados para o Estado, possibilitando a internacionalização dos destinos e das empresas locais de turismo.

O workshop contou com a presença de secretários de Turismo, lideranças empresariais e representantes das entidades ligadas à cadeia produtiva do turismo no Estado. Na ocasião, o assessor executivo da Embratur, Alexandre Nakagawa, apresentou o atual panorama do turismo no Brasil e no mundo. Ele abordou como o turista decide por uma viagem e como um destino pode se mostrar para o mundo, bem como deu informações sobre a evolução do turismo, o papel do MTur e da Embratur. Também tratou das tendências pós-pandemia e os dados da retomada do turismo, como a recuperação da malha aérea, que hoje já opera em 94,74% da capacidade do período antes da pandemia, em 2019.

Naquele ano, o país recebeu 6,3 milhões de turistas internacionais. Em 2021, apenas 1,1 milhão. Mas agora em 2022, até o mês de outubro, o Brasil recebeu 4,2 milhões o que demonstra a retomada do setor no pós-pandemia. Nesta época, o turista passou a considerar fatores como a facilidade da utilização das ferramentas digitais no destino, as restrições, a vacinação e os testes contra a Covid-19, além dos procedimentos sobre os protocolos sanitários.

Além disso, para escolher o destino, o turista passou a ter mais conhecimento prévio sobre o lugar por meio das redes sociais, amigos e fotos, além da criação de um imaginário, no qual ele enxerga o lugar como romântico, perigoso, rústico ou moderno.

Segundo Alexandre Nakagawa, a missão é tornar o destino Alagoas mais conhecido e atrativo para turistas estrangeiros. “O grande objetivo desse trabalho é mobilizar esses atores para a internacionalização dessas empresas e destinos. A ideia é diversificar, levar mais experiências para feiras lá fora, levar o que vocês têm de produto que os grandes operadores não conhecem. A ideia é fazer com que todos cheguem a soluções ou planos de ações para resolver problemas e tornar o destino mais conhecido lá fora”, afirma.

Um dos participantes do workshop foi o empresário do Vivá Barra Hotel Pousada, da Barra de São Miguel, e presidente da Instância de Turismo Caminho das Águas, que abrange 11 municípios da região, Marcos Jacinto. “Procurei participar para obter mais conhecimento e informações. Essa parceria com o Sebrae tem sido algo constante, já que tem muito interesse no trabalho da Instância Caminho das Águas e sempre interage conosco. Essa parceria ajudou a dar liga no turismo desses municípios que estavam um pouco à margem do que estava acontecendo no mundo do turismo e hoje se sentem inseridos nesse contexto”, ressalta Marcos.

O diretor técnico do Sebrae Alagoas, Vinicius Lages, lembrou que, para Alagoas, o turismo é um dos principais eixos econômicos e que valoriza os ativos culturais e naturais locais, com a força empreendedora aproveitando esse potencial. Ele ainda ressaltou a relevância do workshop nesse contexto.

“A partir desse cenário de perspectivas apresentado aqui, vemos um turismo retomando após um grande impacto no início da pandemia e hoje vemos essa retomada no mundo e aqui no Brasil, com a volta de eventos que demonstram a força e a vitalidade que o setor tem. Em alguns segmentos temos uma retomada desafiadora, em outros temos problemas sérios a se resolver. Para isso é preciso ter estratégias e a inteligência de mercado. Quanto mais inteligência de mercado, mais nós sabemos aonde queremos ir”, conclui Vinicius Lages.