Turismo

Taxa de ocupação hoteleira cresce 74% nos oito primeiros meses do ano

Em algumas cidades do país, índice mais do que dobrou e confirmou a tendência de retomada do segmento no país

Por Victor Maciel / MTur 07/10/2022 23h44
Taxa de ocupação hoteleira cresce 74% nos oito primeiros meses do ano
Turismo - Foto: MTur

A taxa de ocupação hoteleira no país cresceu mais de 74% nos primeiros oito meses do ano na comparação com o mesmo período do ano passado. Foi o que constatou um levantamento realizado pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB). O percentual cresceu em todas as regiões, com destaque para a Sudeste, que teve quase 85% de crescimento no número de quartos ocupados; e a Sul, que ampliou em 78% a frequência de hóspedes em seus hotéis.

Quando observado o índice nos principais municípios do país, as variações mais do que dobraram no mesmo período. Como é o caso de Campinas (SP), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR) que tiveram alta de 186,7%, 132,5%, 114,4% e 105,4%, respectivamente. Outras cidades também apresentaram de crescimento expressivos acima de 70% de aumento. São elas: Salvador (72,5%), Fortaleza (82,7%), Porto Alegre (70,6%) e Florianópolis (76,6%).

Somente no mês de agosto, os hotéis apresentaram ocupação média acima dos 64% em todo o país. Locais como Belo Horizonte (MG) e Manaus (AM) registraram números acima dos 70% e outros como São Paulo (SP), Vitória (ES) e Curitiba (PR) se aproximaram deste percentual durante o período.

INVESTIMENTOS

De acordo com a FOHB, o Brasil deverá contar, em 2026, com 124 novos hotéis que, juntos, somam R$ 5,3 bilhões em investimentos. Ao todo serão 18.806 novas unidades habitacionais, sendo 73% localizadas no Sul e Sudeste. São Paulo lidera o ranking de novas unidades em construção – 41– e de novos quartos de hotéis, com 6.936. O segmento de luxo é destaque no panorama de novos investimentos com 33% do total de previsto no setor de hotelaria no país. Já o segmento econômico / supereconômico é responsável por 38% dos novos investimentos.