Turismo

Aeroportos brasileiros recebem prêmio internacional por adotarem práticas socioambientais

Aeroportos de Belo Horizonte (MG), de Salvador (BA) e RIOGaleão (RJ) foram premiados como “aeroportos verdes” por Conselho da América Latina e Caribe

Por Nayara Oliveira / MTur 06/10/2022 17h48
Aeroportos brasileiros recebem prêmio internacional por adotarem práticas socioambientais
Aeroportos brasileiros também foram premiados em outras edições - Foto: Arquivo MTur

Os aeroportos internacionais de Belo Horizonte (MG), de Salvador (BA) e de Tom Jobim/RIOGaleão (RJ) estão entre os sete terminais da América Latina e do Caribe premiados por promover boas práticas socioambientais que reduzem os impactos da operação aeroportuária. O prêmio ACI-LAC Green Airport Recognition foi concedido na última terça-feira (04.10), em Buenos Aires, na Argentina, durante conferência realizada pelo Conselho Internacional de Aeroportos para a América Latina e Caribe (ACI-LAC).

Belo Horizonte ganhou destaque com o projeto de reforma da Central de Água Gelada, recebendo menção honrosa como projeto sustentável nas áreas de Eficiência Energética, Reuso de Água e Custo de Manutenção. O projeto “Inovação do Sistema de Climatização do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte” tem como objetivo implantar um sistema de ar-condicionado eficiente e econômico, composto por duas centrais de água fria instaladas no terminal de passageiros 1 e 2.

O projeto proporciona um ganho de eficiência do sistema de refrigeração em até 30% e uma redução do consumo, em horários mais movimentados, de até 70%. O sistema também é sinônimo de economia no consumo de água, pois está ligado ao conjunto de reaproveitamento de águas pluviais. Esta é a segunda vez que o aeroporto recebe o prêmio da ACI-LAC.

O Aeroporto de Salvador foi premiado pela terceira vez como “aeroporto verde”, dessa vez, trazendo o projeto “Compostagem Acelerada”. Implantado em 2022, a ação consiste em uma composteira com tecnologia exclusiva de biodigestão que acelera o processo de reuso de resíduos de alimentos em até 24 horas, transformando-os em líquido. Após o processo, o líquido é direcionado à Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) do próprio sítio aeroportuário e encaminhada para reuso, sendo aproveitado nas descargas dos banheiros e limpeza de áreas comuns e trazendo uma economia de até 68 mil litros de água por mês.

Já o Aeroporto Internacional Tom Jobim/RIOGaleão foi agraciado com o Programa de Gestão de Resíduos na categoria de Mudanças Climáticas. Até o momento, o Programa já contribuiu para a redução de 42% das emissões de gases de efeito estufa, originado pela geração de resíduos da operação e manutenção aeroportuária. O projeto também destinou mais de 16 mil toneladas de resíduos recicláveis para cooperativas de recicladores e compostagem, contribuindo diretamente para a geração de renda de 57 famílias.

OUTROS PREMIADOS

Os demais aeroportos da região premiados com o ACI-LAC Green Airport Recognition foram o Aeroporto El Dorado/OPAIN (Colômbia), Aeroporto de Guadalajara/Grupo Aeroportuário do Pacífico (México), Aeroporto Internacional de Cibao (República Dominicana) e AERIS Holding (Costa Rica).