Turismo

Parques naturais, praias e gastronomia: conheça os 'safaris' do Brasil

Pantanal, Jalapão, entre outros. País oferta diversas oportunidades para desbravar e observar os atrativos nacionais

Por Victor Maciel / MTur 04/10/2022 19h36
Parques naturais, praias e gastronomia: conheça os 'safaris' do Brasil
'Safaris' no Brasil - Foto: Flávio André / MTur

Muito mais do que desbravar as riquezas naturais e a fauna de um país, os “Safaris” têm potencializado e diversificado as oportunidades do turismo ao redor do mundo. No Brasil, ao contrário do que muitos imaginam, também é possível desfrutar dessa aventura em diversos segmentos. Como é o caso do Parque Estadual do Jalapão, no Tocantins, e o Safari Gastronômico com base no turismo de base comunitária, em Roraima. Que tal embarcar nesta aventura com a Agência de Notícias do Turismo?

E o nosso ponto de partida é o Pantanal! Fazendas que misturam a pecuária com o ecoturismo têm ofertado espaços com este tipo de passeio no Brasil. Um exemplo disso é o Refúgio Ecológico Caiman/Onçafari. A iniciativa, através da habituação de onças-pintadas, facilitou a observação dos animais pelos turistas. Localizada na zona rural de Miranda (MS), oferece ainda hospedagens e conexão com a natureza. Outra opção é a Fazenda San Francisco, também situada na cidade sul-mato-grossense, que aceita hóspedes do mundo todo, tanto para pernoitarem quanto para apenas passarem o dia em suas dependências.

Um pouco mais acima, especificamente no Parque Estadual do Jalapão (TO), os visitantes podem aproveitar um pouco mais das belezas naturais do local em veículos equipados com mirantes que possibilitam a observação ao ar livre. Entre os benefícios do passeio, os turistas podem ainda conhecer as dunas e cachoeiras da unidade de conservação e os povoados locais, como o Mumbuca, responsáveis pela produção de artesanato em capim dourado. Isso sem falar nas atividades radicais que a experiência oferece: canoagem no Rio Novo Tocantins e trekking na Serra do Espírito Santo.

E que tal fazer um “Safari” de praias? Na cidade de Bombinhas, Santa Catarina, é possível! O passeio compreende sete praias do município, entre elas a Praia de Bombinhas, a de Quatro Ilhas, de Mariscal, Canto Grande e a de Zimbros. Além desses atrativos, os turistas conhecerão mirantes, vila de pescadores, parada para banho e passarão pelos melhores pontos turísticos para tirar fotos. Um passeio imperdível para toda a família.

E por falar em passeio imperdível, Minas Gerais oferta um através do Parque Nacional da Serra da Canastra que vale a pena conferir. Com aproximadamente 70 mil hectares de cerrado, o turista pode avistar animais silvestres. A programação oferta também uma passagem pela Nascente do Rio São Francisco, Cachoeira Casca D´anta parte alta, Mirante parte alta, Poço dos Rolinhos, Cachoeira rasga canga e Curral de Pedras, lindas paisagens por todos os lados.

Em Roraima, o Safari Gastronômico traz os pratos que misturam a influência indígena e cabocla, e agradam o paladar dos turistas, enchendo os olhos com a diversidade de cores e sabores. Entre os locais que podem ser visitados neste passeio estão a Feira do Produtor, com os tradicionais ingredientes roraimense; restaurantes com pratos típicos; passeio de barco para observar as famílias tradicionais e a Comunidade Indígena Raposa I, onde o visitante encontra uma oportunidade única para participar de oficinas de panelas de barro e de farinha, além da observação de plantas, animais e pássaros nativos da região.