Turismo

Projeto Velas Telas exibe obras de 16 artistas plásticos na orla de Ponta Verde a partir desta quinta (8)

Galeria a céu aberto vai encantar maceioenses e turistas com projeções de obras de artistas alagoanos em velas de jangadas; programação segue até o próximo domingo (11)

Por Cláudia Leite / Ascom Semtel 08/09/2022 18h53
Projeto Velas Telas exibe obras de 16 artistas plásticos na orla de Ponta Verde a partir desta quinta (8)
Os “quadros” do evento são as velas de jangada, que estarão flutuando no mar de Maceió durante as projeções - Foto: Produção Velas Telas / Divulgação

A orla de Maceió ganhará ainda mais cor e poesia a partir desta quinta-feira (8) com a abertura da terceira edição do Festival “Arte em Movimento — Velas Telas”. O projeto, que conta com o apoio da Prefeitura de Maceió, acontece na orla da Ponta Verde, próximo ao Farol e Marco dos Corais, e segue até o próximo domingo (11).

Obras de 16 artistas plásticos alagoanos ou radicados no estado serão exibidas em um show de projeção mapeada nas velas das jangadas, consideradas um dos principais elementos da cultura local. A programação tem início sempre às 20h, é gratuita e aberta ao público.

Os artistas Miguel torres, Edgard Bastos, Vicente Ferreira, Achiles Escobar, Marta Arruda, Persivaldo Figueroa, Rosivaldo Reis, Salles Tenório, Didi Magalhães, Pedro Lucena, Yara Pão, Pedro Caetano, Yasmin Falcão, Jhonyson Nobre, Geoneide Brandão e Paulo Accioly, serão os homenageados desta edição.

Nesta quinta-feira (8), Tânia Pedrosa, Chico Simas, Lula Nogueira e Rogério Gomes apresentarão o legado de artistas que marcaram o cenário alagoano. São eles: Achiles Escobar, Edgard Bastos, Miguel Torres e Vicente Ferreira.

“O Velas Telas apresenta artistas que têm não apenas suas obras reconhecidas por exposições e público. Mas por suas interferências na sociedade. São personagens que através da arte fazem diferença no contexto social. Seres humanos sensíveis e criativos, que participam de forma construtiva para a melhoria do panorama social”, destacou Mirna Porto, idealizadora do projeto.

“A jangada é um tradicional símbolo da cultura local e um importante produto turístico. Com o projeto, elas ganham ainda mais significado. Ficamos muito felizes com a realização desta edição que, com certeza, vai encantar não somente os turistas, mas também todos os moradores de Maceió”, pontuou o titular da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Francelino Amaro da Silva.

Aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura em 2021, o projeto conta com patrocínio do Magazine Luiza, tem a curadoria e idealização assinadas por Mirna Porto e realização da Ponto de Produção.

“As pessoas precisam do olhar do artista para pensar o mundo e para se inspirarem. O Magazine Luiza está sempre empurrando para frente a interpretação humana a respeito da nossa existência. O projeto Arte em Movimento – Velas e Telas é um deles, transformador, inclusivo, uma galeria de arte a céu aberto que tem como seu maior intuito o público alagoano para prestigiar seus artistas e a sua cultura”, destacou Fábio Elias, responsável pela área de patrocínios do Magazine Luiza.

Confira a programação:

QUINTA-FEIRA - 08/09 / 20h

Miguel Torres – depoimento de Rogério Gomes

Edgard Bastos – depoimento de Lula Nogueira

Vicente Ferreira – depoimento de Tania Pedrosa

Achiles Escobar - Chico Simas

SEXTA-FEIRA - 09/09 / 20h40

Martha Arruda

Persivaldo Figuerôa

Rosivaldo Reis

Salles Tenório

SÁBADO - 10/09 / 21h20

Didi Magalhães

Pedro Lucena

Yara Pão

Pedro Caetano

DOMINGO - 11/09 / 22h

Yasmin Falcão

Jhonyson Nobre

Geoneide Brandão

Paulo Accioly