Turismo
Consumidor.gov cada vez mais eficaz na resolução de conflitos com empresas de turismo
Iniciativa em parceria com o Ministério do Turismo já registra índices de solução acima de 80%
Os prestadores de serviço turístico cadastrados no Consumidor.gov, plataforma gerida pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet, tem garantido índices de resolutividade cada vez mais altos. O registro de empresas do setor turístico na ferramenta foi possível graças a um Acordo de Cooperação Técnica assinado entre a Pasta e o Ministério do Turismo.
Atualmente, a plataforma conta com 32 empresas exclusivamente cadastradas como prestadoras de serviços turísticos, no segmento de "Viagem, Turismo e Hospedagem" – isso sem considerar outras empresas que, de alguma forma, têm relação com o setor turístico, como companhias aéreas. De acordo com o último relatório de monitoramento do desempenho das empresas prestadoras de serviços turísticos na plataforma Consumidor.gov.br referente ao segundo trimestre do ano – abril, maio, junho – a taxa de resolução de problemas registrados no site é 70%.
Destaque para as empresas (Buson) Guichê Virtual e Shoptime Viagens com resolutividade de 100%, Maxmilhas com 82%, Hotel Urbano 81% e 123 Milhas com 80% de resolução. As informações sobre taxa de resolução de problemas e tempo médio de resposta podem ser acessadas no site do Consumidor.gov.br.
O mecanismo representa um importante ganho para as relações entre consumidor e empresa uma vez que permite a comunicação direta para a solução de problemas de consumo. É uma alternativa simples para o consumidor resolver, por meio da internet, problemas diretamente com as empresas cadastradas.
As premissas que regem a plataforma incluem a de que o acesso à informação potencializa o poder de escolha dos consumidores e contribui para o aprimoramento das relações de consumo e, ainda, a transparência e controle social, imprescindíveis à efetividade dos direitos dos consumidores. Tais informações apresentadas pelos cidadãos consumidores são estratégicas para gestão e execução de políticas públicas de defesa do consumidor.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
4Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
5É hoje!
Quem saí de 'Fazenda 16'? Enquete mostra qual peão deve ser eliminado. Veja parcial