Turismo

Sebrae Alagoas realiza mapeamento de Rotas Turísticas no Agreste

Atualmente, o mapeamento foi iniciado com a Rota da Cachaça que envolve os municípios de Arapiraca, Junqueiro, São Sebastião, Teotônio Vilela e Campo Alegre

Por João Paulo Macena - Savannah Comunicação Corporativa com Sebrae Alagoas 05/09/2022 14h38 - Atualizado em 05/09/2022 16h51
Sebrae Alagoas realiza mapeamento de Rotas Turísticas no Agreste
Rota da Cachaça em Alagoas - Foto: Arquivo pessoal

Este ano o Sebrae Alagoas realiza uma série de ações para mapear rotas turísticas no Agreste Alagoano. O propósito será para fomentar nos municípios a criação de rotas regionais do turismo para a integração dessas localidades e desenvolvimento de novos produtos para o setor, gerando melhorias turísticas e aumento da atratividade nos destinos.

Nas últimas semanas, o mapeamento foi iniciado com a Rota da Cachaça, envolvendo os municípios de Arapiraca, Junqueiro, São Sebastião, Teotônio Vilela e Campo Alegre. Esses são integrantes da Instância de Governança do Turismo na Região, que também envolve os municípios de Palmeira dos Índios, Lagoa da Canoa e Boca da Mata, cidades que deverão participar de outras rotas no futuro.

No processo de mapeamento são realizadas ações como visitas às cachaçarias para fazer um diagnóstico voltado ao potencial turístico desses estabelecimentos para saber se as empresas estão legalizadas junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), possuindo os devidos selos e certificações. É o que destaca a analista da Agência de Atendimento Integrada do Sebrae em Arapiraca, Susylane Ferreira.

“Com as cachaçarias devidamente habilitadas, iniciamos a parte do turismo. Para o diagnóstico do turismo é feito uma análise de capacidade de carga, quantos turistas e grupos de pessoas elas podem receber para a realização de visitas guiadas e elementos como a infraestrutura de acesso e alimentação na região para formar um combo de passeio, além dos valores cobrados. Ao todo, já foram visitadas quatro cachaçarias da região do Agreste”, revela Susylane.

Com as visitas, o Sebrae constatou que alguns empreendimentos já têm experiência em receber turistas, mas todos receberam orientações específicas dessa ação. Para outras, esse momento será o início do trabalho com o turismo, envolvendo parceiros como hotéis, agências de viagens, além do poder público, secretarias e prefeituras dos municípios envolvidos.

Até o momento, foram identificadas duas rotas da cachaça no Agreste. Cada rota envolverá, no mínimo, três municípios. Dois com visitas às cachaçarias e um para alimentação e apoio aos turistas. O Sebrae também vai preparar os equipamentos para a oferta de alimentação e venda de suvenires aos visitantes, já para iniciar as vendas do produto turístico.

“A ideia é que façamos ainda esse mês de setembro, uma rota piloto com o trade turístico, com as empresas do setor e órgãos públicos dos municípios para fazer rodar essa rota, e já comercializar esse produto na exposição da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav), em Olinda, de 21 a 23 deste mês, com o produto formatado e já com valores”, conclui Susylane Ferreira.

Outras instâncias em Alagoas

Além da Instância de Governança do Turismo na Região do Agreste, o Sebrae Alagoas também atua com as instâncias da Região Cânions do São Francisco, envolvendo os municípios de Água Branca, Delmiro Gouveia, Olho D'água do Casado, Pão de Açúcar, Piranhas, Belo Monte e Pariconha.

Da Região da Costa dos Corais, com os municípios de Japaratinga, Maragogi, Paripueira, Passo de Camaragibe, Porto Calvo, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres e Barra de Santo Antônio; Região da Caatinga: Major Isidoro; Mata Grande; Santana do Ipanema e Maravilha; Região da Grande Maceió: Maceió.

Já na região Lagoas, Mares e Rios do Sul: Penedo, Piaçabuçu, Barra de São Miguel, Coruripe, Feliz Deserto, Marechal Deodoro, Pilar, Coqueiro Seco, Jequiá da Praia, Roteiro e São Miguel dos Campos; e na região do Quilombo: Mar Vermelho, Murici, São José da Laje, União Dos Palmares, Viçosa, Ibateguara, Maribondo, Quebrangulo e Atalaia.