Turismo

Prorrogada seleção de consultoria para implementar Rede Brasileira de Cidades Criativas

Inscrições podem ser feitas até o próximo dia 24 de agosto. Iniciativa do MTur e da Unesco busca incrementar o desenvolvimento local a partir da criatividade e da inovação

Por André Martins / MTur 15/08/2022 18h52
Prorrogada seleção de consultoria para implementar Rede Brasileira de Cidades Criativas
Belém (PA) é uma das 12 cidades brasileiras que integram a Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco - Foto: Bruna Brandão / MTur

Foram prorrogadas até 24 de agosto as inscrições de interessados em prestar consultoria para a implementação da Rede Brasileira de Cidades Criativas. O processo, organizado pelo Ministério do Turismo e a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), vai selecionar a empresa responsável pela elaboração da estratégia aplicada à iniciativa.

Confira o edital e inscreva-se AQUI.

Os interessados devem encaminhar proposta financeira conforme as especificações previstas no edital. Além de realizar oficinas de design de estratégia, a vencedora deverá apresentar planos voltados à concretização da Rede, bem como modelos de atuação e de governança, o branding da marca e o conceito do produto digital do grupo.

A Rede tem como objetivo incentivar o uso do potencial criativo e inovador das localidades em prol do desenvolvimento local, incentivando ações que reúnam, primordialmente, governos municipais, empreendimentos dos setores envolvidos e agentes criativos. A meta é gerar oportunidades de negócios, emprego, trabalho, renda e o pleno exercício da cidadania.

O edital integra um Projeto de Cooperação Internacional firmado entre o Ministério do Turismo, a Agência Brasileira de Cooperação, vinculada ao Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE), e a Unesco. A colaboração busca promover o turismo em sítios do Patrimônio Cultural e Natural, a economia criativa e outras políticas vinculadas ao turismo e ao desenvolvimento sustentável.

COOPERAÇÃO

Atualmente, 12 cidades brasileiras integram a Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco: Belém (PA), Florianópolis (SC), Paraty (RJ) e Belo Horizonte (MG), no campo da gastronomia; Brasília (DF), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE), em design; Recife (PE) e Salvador (BA), na música; João Pessoa (PB), no artesanato e artes populares; Santos (SP), na área do cinema, e Campina Grande (PB), no segmento de artes midiáticas.

Criada em 2004 e composta por 246 cidades de 80 estados-membros da Unesco, a rede mundial promove a cooperação de cidades que têm na criatividade um fator estratégico de desenvolvimento urbano sustentável. Trata-se de uma plataforma de intercâmbio e colaboração para o cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas.