Turismo

Filhos de guias de turismo contam experiências com os pais em atrativos turísticos pelo país

Profissionais são essenciais para enriquecer experiências vividas em viagens a trabalho ou em família, contribuindo para a construção de momentos inesquecíveis

Por Amanda Costa / MTur 14/08/2022 14h17
Filhos de guias de turismo contam experiências com os pais em atrativos turísticos pelo país
Pais que são guias de turismo em tempo integral e que auxiliam turistas e filhos na construção de lembranças inesquecíveis de passeios e viagens - Foto: Arquivo pessoal

“Pergunta pra sua mãe”, “Quando eu tinha a sua idade”, “Porque sim!”. Se estas frases soam familiares, você já deve imaginar o autor. É aquele que está sempre por perto, que cuida, tem um “abraço de urso”, mas que também repreende e dá exemplo. O Dia dos Pais chegou (14) e, para homenageá-los, a Agência de Notícias do Turismo conversou com papais guias de turismo e seus filhos, que contaram histórias do dia a dia e experiências vividas com estes profissionais que são responsáveis por transformar passeios e viagens em lembranças inesquecíveis e são fundamentais para toda a cadeia produtiva do Turismo.

Sonho realizado. É desta forma que Henrique Luis Dantas resume uma viagem com o pai, o guia de turismo José da Paz Dantas, mais conhecido como Paizito. Moradores da cidade de Caicó (RN), famosa por abrigar paisagens naturais deslumbrantes, eles percorreram mais de 2 mil km até o Rio de Janeiro (RJ) para uma viagem turística de trabalho. Realizando o guiamento de um grupo, pai e filho foram ao estádio de futebol do Maracanã assistir a um jogo do flamengo, time do coração da dupla. “Um dos meus sonhos era assistir ao jogo do flamengo de pertinho. Foi uma experiência bem legal”, recorda Henrique.

O Guia Paizito exerce a profissão há 16 anos e, segundo ele, atua em tempo integral. “Realmente eu incorporo a profissão quando estou viajando só com a minha família. Quero explicar, quero mostrar como se eu tivesse com um grupo”, conta.

Admiração que só cresce. Nascida em Florianópolis, cenário de praias e visuais deslumbrantes, Maria Eduarda Costa também costuma acompanhar o pai Mario Costa Jr. durante atividades de guiamento e é sua fã número 1. “Eu acho incrível porque ele constrói lembranças que a gente nunca vai esquecer. Quando ele passeia comigo eu nunca esqueço das coisas que ele diz. Quando passo [pelo local] lembro das coisas que ele disse pra mim”, aponta.

Maria Eduarda destaca um episódio em que estava passeando com a mãe e viu o pai em atuação. “Uma vez eu estava com a minha mãe, a gente foi olhar o pôr do sol no bairro de Santo Antonio e quando a gente estava entrando no bairro eu vi o meu pai guiando”, conta, relatando que, após o passeio, não aguentou observar apenas de longe e correu em direção ao pai. “Eu corri atrás pra ver onde ele estava. Daí eu vi um ônibus e fui lá perguntar quem estava guiando e quando eu vi era o meu pai. Ele me apresentou para o pessoal que ele estava guiando”, conta entusiasmada.

Também guia de turismo em tempo integral, Mario Costa conta que é tradição também “turistar” na própria cidade. “Uma das coisas que eu mais gosto é ser turista na minha própria cidade. Sempre que posso pego a minha filha e a minha esposa e passeio pela cidade onde tenho a oportunidade de mostrar a elas essas histórias e interpretar pontos da cidade para que possa conhecer a cidade onde está crescendo”, relata.

Mario, que é carioca, é guia de turismo desde 2017 e, antes, exercia a profissão de jornalista, escrevendo conteúdo para um guia de turismo online de Florianópolis. “Sempre que nós viajamos, principalmente para o Rio, eu aproveito para mostrar a ela sobre a ótica de um guiamento como é a cidade onde eu vivi e que ela está visitando. Elas têm um guia particular, que conhece muito bem a cidade onde nasceu”, acrescenta.

GUIAS DE TURISMO

São profissionais que realizam a recepção, translado, acompanhamento e prestam informações e assistência a turistas em visita a atrativos. Na prática, estes profissionais realizam uma mediação cultural, interpretam atrativos e facilitam a vida dos viajantes, sendo determinantes para garantir experiências únicas aos turistas. No Brasil, há 28.559 guias de turismo registrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turístico (Cadastur).