Turismo

Maceió possui a orla mais bonita do Brasil

Um dos principais cartões-postais de Alagoas, com mar de águas cristalinas, capital está no roteiro da Costa dos Corais

Por Claudio Bulgarelli – Sucursal Região Norte com Tribuna Independente 13/08/2022 09h09
Maceió possui a orla mais bonita do Brasil
Com uma grande barreira de corais, mar forma as famosas piscinas naturais, que atraem turistas do mundo todo - Foto: Assessoria

Já percorremos os seis municípios que entraram no Mapa do Turismo Brasileiro na edição de 2022 e os 10 destinos alagoanos que durante a pandemia conseguiram o selo Safe Travels da WTTC (World Travel & Tourism Council), entidade de turismo internacional que reconhece destinos ao redor do mundo que continuam usando protocolos sanitários em padrão mundial contra a Covid-19. Nosso 11º destino e último dessa segunda parte dos locais alagoanos mais turísticos é a cidade de Maceió, considerada uma das mais belas do Nordeste e com a orla mais bonita do Brasil.

De todas as capitais nordestinas, Maceió possui uma característica que faz com que os turistas se apaixonem, já que suas praias centrais são maravilhosas, além das piscinas naturais, com destaque para a de Pajuçara, famosa no mundo inteiro.

Protegidas por corais, as praias da cidade geralmente possuem água morna e poucas ondas, sendo ideais para todas as idades. E também uma cor azul-esverdeada que não perde em nada para as praias do Caribe, com destaque para a de Ponta Verde, Praia da Sereia, Pratagy, e a mais distante, em direção ao Litoral Norte e considerada a mais bela, a de Ipioca.

Nesse ponto vale ressaltar a importância para locais e turistas em visitar as piscinas naturais da Pajuçara, uma das atrações mais procuradas da cidade. E não é pra menos. A apenas 2 km mar adentro a partir da orla da capital, saindo da Ponta Verde, em embarcações particulares, bancos de areia repletos de corais formam, durante a maré baixa, uma verdadeira piscina de águas claras e mornas. Já a maneira mais rápida é pegar uma das jangadas credenciadas na praia. Há inclusive embarcações adaptadas para cadeirantes.

A viagem dura apenas cerca de 10 a 15 minutos, de acordo com a vontade do vento, e já proporciona uma linda vista da cidade e daquele mar “verde azulado” de encher os olhos.

Turistas podem encontrar o bordado filé, tombado como patrimônio de Alagoas

Depois, o turista pode visitar a Feirinha de Artesanato da Pajuçara e obrigatoriamente ir até o Pontal da Barra, onde pode encontrar o mais famoso desses produtos, que já se tornou um símbolo de Maceió e de Alagoas, é o bordado filé. A importância deste bordado é tão grande que seu modo de produção tradicional foi tombado como patrimônio imaterial de Alagoas.

O filé é bordado em uma rede de linha inspirada nas redes de pesca. Através de suas tramas, os artesãos dão forma a vários desenhos, como flores, folhas, correntes. Com a renda são produzidas roupas, toalhas de mesa, colchas de cama e objetos decorativos.

Ainda na praia é preciso fazer uma visita ao Farol da Ponta Verde, um dos pontos turísticos de Maceió também muito conhecido, O farol fica a apenas um quilômetro da orla de Ponta Verde, no meio de recifes e bancos de areia. O farol começou a ser construído em 1922, mas sua estrutura atual só foi concluída em 1950. Possui mais de dez metros de altura, pintado nas cores vermelho e branco. Quando a maré está bem baixa, é possível ir caminhando, andando por cima dos recifes. Ao longo do trajeto, surgem pequenas piscinas naturais, com água morna e bem tranquila. Vá com calçados confortáveis, nunca descalço, pois andar sobre os recifes pode machucar os pés. Se for direto, a caminhada dura em torno de 10 minutos. Mas o legal é ir parando nas piscinas, para nadar. Importante ficar atento, sempre, à maré.