Turismo

Penedo é o mais antigo município alagoano do Mapa do Turismo Brasileiro

Por Claudio Bulgarelli – Sucursal Região Norte com Tribuna Independente 06/08/2022 09h07
Penedo é o mais antigo município alagoano do Mapa do Turismo Brasileiro
Igreja Nossa Senhora das Correntes construída com arquitetura em estilo barroco e rococó - Foto: Reprodução

De todos os 16 municípios já visitados até o momento pertencentes ao Mapa do Turismo Brasileiro, Penedo, nosso destino de fim de semana, é o povoamento mais antigo de Alagoas, com uma história que começou no início de 1560, mas que passou a existir como povoado somente em 1613, sendo elevada a vila em 1636. A bela cidade histórica, localizada às margens do Rio São Francisco, certamente não é o mais badalado destino turístico de Alagoas, mas por outro lado, além de garantir maravilhosas experiências, carrega ainda parte da memória do Brasil colonial.

É que em Penedo, os passeios turísticos de visitantes, que saem de Maceió e sobretudo, de Sergipe são certamente contemplados pela arquitetura colonial, com prédios do século XVI, entre igrejas antigas e conventos que levam as pessoas para uma viagem ao tempo. Por outro lado, os passeios pelo Velho Chico, organizados em catamarãs ou jangadas, especialmente em certas épocas do ano, garantem belas fotos e experiências únicas em meio à natureza exuberante de suas margens.

Então, para quem quiser conhecer Penedo, e que aprecia um roteiro que mistura belas paisagens e história, o destino fica a menos de 150 quilômetros de Maceió.

No chamado turismo bate e volta, normalmente os visitantes preferem fazer o passeio pelo rio, com passagem rápida pelo centro histórico. Mas para quem prefere ficar um fim de semana inteiro, ou três dias, tudo pode começar pelo famoso e incrível centro, que abriga tesouros da arquitetura colonial e construções cheias de memórias. Além disso, a cidade tem bons hotéis, pousadas e ótima culinária.

Pode começar pela Igreja Nossa Senhora das Correntes, construída em 1765, que preserva sua arquitetura em estilo barroco e rococó, sendo um dos lugares mais bonitos da cidade. Depois, dê uma parada no Paço Imperial que, na verdade, é um museu, localizado na Praça Doze de Abril, bem pertinho da Igreja Nossa Senhora das Correntes. É um dos lugares mais interessantes para quem gosta de história, pois guarda relíquias do período colonial e também conta a história da visita do Imperador Dom Pedro II. E aproveite e estique o passeio até o Convento e Igreja Santa Maria dos Anjos, que no século 18 funcionou como uma escola de filosofia, francês e latim para alunos vindos de todas as partes do Brasil. O visitante vai levar um dia inteiro no passeio pelo centro histórico.

No segundo dia, o passeio pelo Rio São Francisco, é obrigatório, sendo uma das experiências mais legais que o turista vai levar na memória e nas fotos. No tour, que pode durar até uma hora, o visitante vai apreciar os rochedos onde começou a história da cidade e ter uma visão geral da cidade, com seus prédios coloridas. 

A visita a Ilha de São Pedro, na Pedra de São Tomé, é uma aventura a parte. Para chegar ao local, você precisará fazer uma travessia de barco em um trajeto que tem duração de 10 minutos. Depois é preciso fazer uma trilha de cerca de 20 minutos até a Pedra de São Tomé. Durante o passeio, o guia certamente vai contar um pouco da história da cidade e da própria ilha e, sobretudo, o porquê a pedra começa e despertar tanta curiosidade dos visitantes.