Turismo
Maragogi: mais piscinas naturais no Nordeste
Os quatro últimos municípios do Mapa de Turismo Brasileiro, que conseguiram o selo Safe Travels da WTTC (World Travel & Tourism Council), entidade de turismo internacional que continua reconhecendo lugares ao redor do mundo que tenham praticados protocolos sanitários em padrão mundial contra a Covid-19, estão também entre os destinos mais procurados pelo turismo nacional e internacional.
Maceió, que segundo levantamento do site de buscas Kayak aponta que a capital alagoana é a terceira do Nordeste com o maior crescimento de buscas para quem deseja viajar neste segundo semestre; Maragogi, que está entre as dez cidades brasileiras mais procuradas num dos maiores sites de reservas de hospedagens, o Booking, para as férias do meio do ano; Penedo e Piranhas, cidades margeadas pelo Rio São Francisco, cujo conjuntos urbanos foram tombados pelo Iphan.
Então nosso destino deste fim de semana será Maragogi. O segundo mais importante polo hoteleiro de Alagoas, balneário no coração da Costa dos Corais, tem 22 quilômetros de litoral emoldurados por praias paradisíacas, piscinas naturais, entre as quais as famosas galés, recifes de corais, áreas de mangue e muitos coqueirais e uma vila repleta de bares e restaurantes é bastante movimentada nos finais de semana.
De lá partem as embarcações que levam às Galés, as famosas piscinas naturais a seis quilômetros da costa. Ao Norte estão os cenários mais belos e bucólicos, como Burgalhau e Ponta do Mangue.
Dez praias
O município tem 10 praias. A primeira, na divisa com Japaratinga, localizada num dos mais antigos povoados, é a de São Bento, com forte tradição das marisqueiras e onde nasceu o famoso bolinho de goma, além de uma atração turística do século XVII, as ruínas do Mosteiro ou Igreja de São Bento.
Em seguida bem a bela e quase deserta Praia de Camacho; depois a vila de Maragogi, centro com agitada vida noturna, bares, restaurantes e locais que expõem o artesanato local; Burgalhau; Barra Grande, onde está localizado o encantador Caminho de Moisés; Praia de Antunes; Xaréu ou praia da Bruna; a exótica Ponta de Mangue; a Praia de Dourado e por fim Peroba, já na divisa com Pernambuco.
As atrações de Maragogi começam logo na entrada do município. As ruínas do antigo Mosteiro de São Bento são relíquias do que sobrou de um belo prédio erguido no início do século 17.
Em mapa produzido por Georg Marcgraf datado de 1643 aparece uma Igreja na comunidade de São Bento, por isso se atribui que essa edificação teria sido construída nessa data ou, provavelmente, antes dela. O prédio servia de pouso para religiosos que se deslocavam entre as cidades de Olinda e Porto Calvo.
Mosteiro de São Bento tinha finalidade estratégica contra invasões de piratas
A antiga Igreja de São Bento sempre foi referência para a comunidade, pois era lá onde ocorriam festas religiosas alusivas a vários santos, principalmente a São Bento. Durante as comemorações religiosas de fé e oração, outras manifestações culturais como a música, a dança e as comidas típicas tinham papel fundamental, pois constituíam a identidade da comunidade. Segundo historiadores, o Mosteiro de São Bento tinha também uma finalidade estratégica de proteção contra invasões de piratas, principalmente franceses e holandeses.
Mas são as piscinas naturais que estão entre as mais visitadas do Brasil por turistas do mundo inteiro. São muitas as praias na região de Maragogi que formam piscinas naturais, mas há quatro principais, que são as Galés (próximas ao Hotel Salinas), as Taocas (que fica em frente à praia de Maragogi), Barra Grande (em frente à praia de Barra Grande) e Barreirinhas.
Outra grande atração, que se tornou conhecida somente a dois anos atrás, remete a uma passagem bíblica do livro Êxodos, em que o Mar Vermelho se abre frente aos olhos do povo. São os bancos de areia que se formam na Praia de Barra Grande, o Caminho de Moisés, em alusão ao trecho da Bíblia, que permite aos seus visitantes aproveitar a experiência de estar, literalmente, no meio das águas.
O fenômeno natural acontece por conta da maré baixa em alguns períodos específicos do dia. Isso faz com que uma faixa extensa de areia surja no meio de uma imensidão de água.
Os bancos de areia de cascalho, tipo de areal formado por pequenas pedras e conchas de todos os formatos, estão presentes em toda a extensão da bela Praia de Barra Grande.
Mais lidas
-
1Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
2Em Pernambuco
Médica morre em batida envolvendo um carro e uma moto em Caruaru
-
3Streaming
O que é verdade e o que é mentira na série Senna, da Netflix?
-
4A hora chegou!
‘A Fazenda 16’: Saiba quem vai ganhar e derrotar os adversários no reality da Record TV
-
5Briga de gigantes
Velozes e Furiosos 11 pode entregar uma das melhores cenas de Dominic Toretto