Turismo

Sebrae e parceiros articulam candidatura de Maceió à cidade criativa da gastronomia UNESCO

Por Assessoria 11/07/2022 10h00
Sebrae e parceiros articulam candidatura de Maceió à cidade criativa da gastronomia UNESCO
Conselho gestor realiza oficina para definição da missão e visão de Maceió como cidade gastronômica internacional - Foto: Assessoria

Para firmar de vez Maceió na rota da gastronomia internacional, o Sebrae Alagoas, a Prefeitura de Maceió e diversos parceiros articulam a candidatura da capital alagoana à Rede de Cidades Criativas da Unesco (UNESCO Creative Cities Network – UCCN) em 2023. Uma das ações para esse objetivo foi a oficina para a construção da missão e visão de Maceió enquanto cidade criativa da gastronomia, realizada nesta quinta-feira (07), na sede do Sebrae.

Abrindo a oficina, o diretor técnico do Sebrae Alagoas, Vinicius Lages, ressaltou que a candidatura de Maceió à UCCN enquanto cidade criativa da gastronomia é um bom desafio para a gastronomia local e uma contribuição para o fortalecimento da governança do setor.

“O forte aqui é caminharmos juntos nessa direção que estamos pretendendo. Conseguindo ou não fazer parte da rede, essa é uma aposta acertada, que deve estar no radar do nosso prefeito. É uma satisfação fazer parte desse trabalho e ver as coisas andando e sendo colocadas no caminho, em uma boa direção, com esses parceiros. Que possamos alinhar essa demandas a partir desta oficina”, afirmou.

De acordo com a secretária municipal de Turismo, Esporte e Lazer de Maceió, Patrícia Mourão, um dos objetivos da capital ao fazer parte da UCCN é gerar mais visibilidade internacional, incrementando o setor turístico-gastronômico local e toda a cadeia de negócios envolvida.

“Essa parceria com o Sebrae tem sido fundamental para Maceió, que tem a forte característica de sua gastronomia. Os benefícios de fazer parte dessa rede internacional são inúmeros. Fazer parte desse movimento universal do turismo gastronômico estimula a produção local, valoriza a nossa gastronomia e todo o desenvolvimento econômico e sustentável, envolvendo, também as micro e pequenas empresas dessa área”, enfatiza.

No encontro, a representante do Conselho Consultivo da Associação FloripAmanhã, Anita Pires, apresentou a UNESCO Creative Cities Network – UCCN, criada em 2004 para promover a cooperação entre as cidades que utilizam a cultura e a criatividade como uma estratégia para estimular o desenvolvimento urbano sustentável. A rede se compromete em apoiar as iniciativas das Nações Unidas como a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

A UCCN é composta por 246 cidades de mais de 80 Estados-membros da Unesco, em sete áreas criativas: artesanato e arte folclórica, design, cinema, gastronomia, literatura, mídia e música. Uma das cidades reconhecidas é Florianópolis/SC, na gastronomia. Anita Pires falou sobre o trabalho feito na capital catarinense e avaliou as primeiras iniciativas feitas em Maceió.

“A forma como vocês estão se organizando, buscando parceiros, mostra que esse plano já está andando. Isso tudo é extremamente importante, diante dessa pandemia, com tudo o que o planeta sofreu e ainda estamos sofrendo, principalmente nós do turismo e da gastronomia, precisamos ter uma visão de futuro, de pensar o amanhã com o espírito de cooperação e generosidade. Fazer sozinho não existe mais”, lembra Anita.

Ainda segundo Anita Pires, no Brasil, além de Florianópolis, outros nove municípios receberam esse reconhecimento internacional na gastronomia e nas demais áreas. Na temática do design: Curitiba/PR, Brasília/DF, Fortaleza/CE; na área da gastronomia: Belém/PA, Paraty/RJ e Belo Horizonte/MG; na música: Salvador/BA; no campo do artesanato e artes: João Pessoa/PB; e no cinema: Santos/SP.

O trabalho é acompanhado pelo consultor de empresa credenciada ao Sebrae Alagoas, Alexsandro Geraldo, que durante a oficina dividiu os participantes em grupos para a estruturação da curva de valor e da estratégia que a cidade adotará para se candidatar à rede, ações feitas a partir do levantamento de dados e informações com os parceiros, como os potenciais e oportunidades de melhorias. “Queremos participar da rede, mas com a nossa cara. É a hora de repensar novas oportunidades, ver o que podemos desenvolver ainda mais aqui em Maceió e receber essa chancela”, conclui.

Parceiros

Além de representantes do Sebrae Alagoas e da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer de Maceió (Semtel), a oficina contou com membros de instituições que fazem parte do conselho gestor da candidatura de Maceió como Cidade Criativa da Gastronomia Unesco.

Entre os parceiros estão: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur), Maceió Convention & Visitors Bureau, Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Instituto Gastronômico das Américas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Centro Universitário Mário Pontes Jucá (UMJ) e Centro Universitário Maurício de Nassau – Maceió.