Turismo

Porto de Pedras tem atrações internacionais

Por Claudio Bulgarelli – Sucursal Região Norte com Tribuna Independente 09/07/2022 10h06
Porto de Pedras tem atrações internacionais
Praia do Patacho é primeira alagoana a conseguir o Selo Bandeira Azul de praia sustentável - Foto: TripAdvisor

Dos onze municípios alagoanos que já foram contemplados com a certificação internacional do Safe Travels da WTTC (World Travel & Tourism Council), entidade de turismo internacional que reconhece destinos ao redor do mundo que tenham implementado protocolos sanitários em padrão mundial durante a pandemia do novo coronavírus, e que faz parte do novo Mapa de Turismo Brasileiro, Porto de Pedras, se tornou, nos últimos anos, o principal destino turístico da Rota Ecológica com pelo menos duas atrações internacionais.

A Praia do Patacho, primeira praia alagoana a conseguir o cobiçado Selo Bandeira Azul de praia sustentável, além de estar sempre presente na lista das praias mais bonitas do Brasil, agora tem mais um excelente motivo para comemorar.

Com areias claras, águas transparentes e coqueiros ao fundo, Patacho é perfeito para um dia sossegado curtindo a brisa do mar. Na maré baixa, por exemplo, o mar seca e forma um areal com piscinas em volta. Na praia é onde se concentra o maior número de pousadas de luxo e renomados restaurantes de toda a região.

Peixe-Boi

Tão famoso como a primeira atração, mas certamente o mais procurado por turistas, o passeio pelo rio Tatuamunha até o Santuário do Peixe Boi Marinho, é um espetáculo à parte.

Para fazer o passeio é preciso se dirigir à sede da Associação Peixe-Boi, localizada no povoado de Tatuamunha. A associação existe desde 2009 e seu principal objetivo é proporcionar a observação do peixe-boi integrado à sustentabilidade e a geração de renda para a comunidade local. O projeto beneficia aproximadamente 40 famílias na região e todos os guias são instruídos pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade).

Durante o passeio, os visitantes fazem uma caminhada pela ponte de madeira, atravessando um denso manguezal que leva ao rio onde ficam as jangadas.

A paisagem ao longo do caminho é muito bonita, por isso não deixe de levar a câmera fotográfica. Após a caminhada, que dura em torno de 15 minutos, é hora de fazer o passeio de jangada pelo rio até o santuário, onde ficam os animais antes de serem colocados em liberdade.

O guia, que acompanha o passeio do início ao fim, e os condutores do barco tentam, a partir da embarcação, encontrar algum peixe-boi brincando no rio para mostrar aos turistas. Não é difícil avistar um peixe-boi no rio, até porque eles são dóceis e costumam querer brincar e encostar na embarcação.

Outro ponto interessante é o histórico prédio da Cadeia Pública de Porto de Pedras, que foi o que sobrou de um forte edificado pelos luso-espanhóis em 1633. Naquela época, a construção era destinada à defesa de Porto Calvo, pois dificultava o acesso das embarcações holandesas pelo Rio Manguaba.